| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1025      Atualização: 07/11/2017

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 SAUDE

  21/06/2009
  1 comentário(s)


UM BRINDE A SAÚDE! tim tim!" "O SUCÃO MATINAL DO BEM ESTAR"

Este suco equivale a uma super refeição pelo seu valor nutricional, além de ser um complemento alimentício para o bem estar físico e espiritual e por isto deve ser ingerido diariamente no desjejum.
Use também, sua criatividade para alterá-lo em diversidade, qualidade e quantidade, não precisa seguir a risca, a minhas dicas.

UM BRINDE A SAÚDE! tim tim!


RECEITA DO SUCÃO:
01- Água de côco verde, ou suco de laranja, melancia, ou abacaxi (Estes porque são frutas caudalosas)
Pode ser também, suco de limão, usando uns 3 limões, desde que, qualquer um deles, de mais ou menos 500ml, para se fazer a base do caldo para 2 pessoas e se for necessário, pode-se acrescentar um pouco de água para liquidificar mais e atender assim, o gosto pessoal de cada um.
02- 1 inhame médio cozido com casca e depois retirada sua casca para uso com o objetivo nem não se perder sua nutritividade. Pode se usar ele também cru, mas, é amargo e irritante, devido à presença de numerosos ráfides de oxalato de cálcio, os quais apenas, são destruídos por cozedura prolongada. Por essa razão, a ingestão de inhame mal cozido pode levar a problemas gastrointestinais, dada a presença dos ráfides e de compostos irritantes na seiva não processada e alguma pessoa, ao estar em contato com o inhame cru, nas hora de prepará-lo, pode sentir alergia na pele, pelos mesmos motivos, daí é só passar um pouco de óleo, ou lave com água bem salgada, no entanto, vale apena usá-lo cru no sucão, são raras as pessoas que apresentam alergia dele.

03- 1 maçã descascada, ou manga, banana, mamão, abacate, goiaba, etc... (Alternando sempre)
04- 2 folhas de couve-manteiga, ou alternando os dias para a mesma proporção de brócolis, ou agrião, ou espinafre, etc, fica a sua escolha estas alternativas de folhas verdes.
05- 1 colheres de chá de levedo de cerveja em pó.
06- 1 colheres de chá de raiz de catuaba em pó.
07- 1 colheres de chá de raiz de ginseng em pó.
08- 1 colheres de chá de raiz de maca em pó.
09- 1 colheres de chá de Cogumelo agaricus em pó.

ESTES INGREDIENTES ABAIXO PODEM SER SUBSTITUIDO PELA MULTIMISTURA:

10- 1 colheres (chá) de semente de linhaça triturada.
11- 1 colheres (chá) de sementes de girassol descascadas e trituradas.
12- 1 colheres (chá) de sementes de abóbora fresca descascadas e triturada.
13- 1 colheres (chá) de semente de gergelim triturada.
14- 2 colheres (chá) de farelo de arroz
15- 2 colheres (chá) de farelo de aveia
16- 2 colheres (chá) de farelo de trigo
OPCIONAL:
17- Pode-se acrescentar 2 folhas de hortelã
18- Pode-se acrescentar 2 colheres de sopa de mel.

MULTIMISTURA:

Pode-se acrescentar a "Multimistura" comercial, que substitui os ingredientes dos itens 10 a 16, ou seja, a multimistura é um composto alimentar de:
Folhas desidratadas (Desidratada Para conservar) de alfafa.
Folhas desidratada de abóbora.
Folha desidratada de batata doce.
Farelos de arroz desidratado.
Farelo de aveia desidratada.
Farelo de trigo desidratada.
Sementes de abóbora desidratada e triturada (Triturada para o organismo absorver melhor).
Semente de girassol desidratada e triturada.
Semente de linhaça desidratada e triturada.
Semente de gergelim desidratada e triturada.
Sal marinho desidratado e triturado.
Em substituição use 10 colheres de chá da multimistura no luar dos ingredientes indicado.

Deles são feito um pó (Em pó melhora a absorção pelo organismo) e pode ser adquirido em casas de produtos naturais. (Ao adquirir certifique sua composição, pois há outras fórmulas mais pobres em ingredientes).

O importante é que, quebrar o desjejum com um SUCO natural deste...
Hummmmmm...
Como diz minha amiga Mônica de Guarulhos: "É tudo de bom!!!"

COMO FAZER:
Bater tudo junto no liquidificador.
Não coar.
Servir em seguida.
Dá para 2 pessoas.

OBS.: Lembre-se que se deve a cada dia, ir alternando algumas frutas e algumas hortaliças tais como rúcula, brócolis, agrião, espinafre, etc.
Outra coisa, cuidado com o uso de casca de frutas, como vemos nos comerciais de TV, que fazem propaganda de sucos com frutas usando-se toda a fruta, isto devido a contaminação que há na casca por agrotóxicos, a não ser que, seja confiavelmente cultivado naturalmente.

DICAS: Procure não misturar frutas cítricas com frutas doces, tal qual como laranja, abacaxi e limão, com banana, abacate, maçã, goiaba, etc...
Com as frutas doces deve se usar água mineral natural, ou água de côco, suco de melancia, ou suco de melão, que são ingredientes que são bons para a base do caldo e não são ácidos para combinar melhor.

O PORQUÊ DOS INGREDIENTES:

Este texto é longo mas vale a pena lê-lo todo com atenção e interesse e para isto, o leia aos poucos, conforme sua disponibilidade.
Água de côco:
Excelente isotônico, cada 500ml contém, potássio: 800 mg, fósforo: 25 mg, cálcio: 100 mg, sódio: 100 mg, magnésio: 253 mg.

Inhame:

Excelente depurativo do sangue, ótimo para a pele.
Excelente fonte de fito hormônios, para a menopausa.
O Inhame é um dos alimentos mais fantásticos que se conhece.
Ele tem um valor nutricional e medicinal, conhecido há muito tempo.
No começo do século já se usava elixir de inhame para curar sífilis.
O inhame é um depurativo que limpa o sangue, fazendo com que, as impurezas saiam através da pele, rins e intestinos.
Médicos orientais recomendam comer inhame para fortificar os gânglios linfáticos, que são postos avançados de defesa do sistema imunológico.
A presença do inhame no sangue, permite uma reação à invasão de mosquitos, neutralizando o agente causador de doenças antes que ele se espalhe pelo corpo.
Dessa forma é possível evitarmos doenças como a dengue , febre amarela e malária.

OS PERNILONGOS E OS MOSQUITOS DA DENGUE NÃO COSTUMAM PICAR PESSOAS QUE USAM FREGUENTEMENTE EM SUA DIETA O INHAME.

Há registros de que aldeias inteiras morreram de malária depois que roças de inhame foram substituídas por outros plantios.
O inhame é mais nutritivo que a batata.
A sua folha, parecida com a taioba, também serve para comer cozida, ou refogada e trata-e de um alimento muito rico nutricionalmente.
Emplastro de inhame ajuda a trazer para fora, furúnculos, quistos sebáceos, unhas encravadas, derruba verrugas, elimina espinhas, desinflama farpas, cacos de vidro que entram nas mãos, ou pés, etc.
Pode ser usado imediatamente após fraturas, ou queimaduras, para evitar inchaço e dor.
Desinflama cicatrizes e elimina o sangue pisado de contusões, abscesso e tumores.
Nesse livro a autora ensina como fazer um emplastro de inhame e usá-lo em diversas outras situações, como por exemplo em processos inflamatórios de hemorróidas e apendicites...
Possui sais minerais como Cálcio, Fósforo e Ferro, além de vitaminas do Complexo B, principalmente B1 (Tiamina) e B5 (Niacina).

Levedo de cerveja:
Está particularmente indicada nos casos de diabetes (devido ao alto teor em glutatião - um péptido sulfurado (composto de ácido glutâmico, cisteina e glicocola), que exerce ação preponderante em todos os fenômenos biológicos e, em particular, nas reações de oxido-redução, nos processos de desintoxicação e de resistência às infecções), furunculose, acne e demais problemas de pele, gravidez, anemias, atrasos de crescimento e desenvolvimento, afecções do sistema linfático (intoxicações e infecções), arteriosclerose, doenças artríticas e alcoolismo.
É um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso.
Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tiróide, o pâncreas, as supra-renais, as gônadas.
É um tônico geral cardíaco e circulatório.
Favorece a assimilação dos alimentos, equilibra e regenera a flora intestinal e é um notável protetor hepático (indicada nos estados pré-cirróticos e nas degenerescências adiposas do fígado).
É muito adequada aos desportistas, aumentando-lhes a resistência, favorecendo o trabalho muscular e promovendo a eliminação de toxinas residuais.

A levedura de cerveja é rica em proteínas (45 a 50%) muito digeríveis, possuindo todos os aminoácidos indispensáveis à vida (histidina, arginina, lisina, triptofano, alanina, leucina, isoleucina, cistina, cistaína, glicina, ácido aspártico, ácido glutâmico, fenilalanina, treonina, metionina, tirosina, valina, prolina, serina, etc), glúcidos, auxonas (complexo T), vitaminas (sobretudo do grupo B) e minerais (principalmente fósforo, ferro 3, potássio, cálcio, magnésio, silício, cobre, zinco, selénio, crómio, alumínio).
Possui, igualmente, em quantidades consideráveis, lípidos (5 a 20%: estearina, palmitina, ácido aracínico), lecitinas, numerosos esteróis (os principais: ergosterol 4 e zimosterol), enzimas ou diástases (zimases, invertina, maltase, fosfatases, etc).

No que concerne ao teor vitamínico, é considerada a maior e melhor fonte conhecida.
Como já dissemos, é riquíssima em complexo B, fator essencial da respiração e nutrição celulares e, assim, da manutenção do equilíbrio orgânico.
Vale a pena, pois, determo-nos no seu quadro de vitaminas e fatores vitamínicos:
" B1 (aneurina ou tiamina) " protectora e equilibrante do sistema nervoso e de enorme importância no metabolismo dos glúcidos (registam-se 8 a 15mg por 100gr de levedura).
" B2 (riboflavina ou lactoflavina) " factor de crescimento, favorece a respiração celular e regenera a flora intestinal (3,5 a 8mg).
" B5 (ácido pantoténico) " de grande valia para o fígado, os epitélios, as mucosas respiratórias e digestivas (útil nas alergias). A carência produz dificuldades na atenção e na concentração mental, dores de cabeça, transtornos do sono, cãibras musculares e baixo rendimento energético geral. Ajuda a promover o crescimento e a pigmentação dos cabelos, e a cicatrização das feridas, sobretudo no campo da cirurgia (12 a 25mg, 8 vezes mais do que igual conteúdo de cereais).
" B6 (adermina ou piridoxina) " factor de crescimento, estimulante muscular, favorece a formação de glóbulos vermelhos, protege a pele. Intervém na função adreno-cortical e no metabolismo do enxofre e das purinas. É antagónica à histamina, sendo, por isso, útil nas doenças alérgicas (3 a 10mg, 10 vezes mais do que em igual conteúdo de carne).
" B9 (ácido fólico) " factor de crescimento e anti-anémica; nutriente do sistema nervoso. É muito necessária na gravidez (0,005 a 0,13mg, 20 vezes mais do que igual conteúdo de farelo de trigo).
" B12 " intervém activamente na hematopoese (formação dos glóbulos sanguíneos) (não dispomos de valores tabelares).
" B15 " facilita o aporte de oxigénio a todos os tecidos. Ajuda na síntese das proteínas. Estimula o sistema imunitário. É um protector hepático e combate o colesterol (não dispomos de valores).
" BX (ácido paraminobenzóico) " é importante na boa utilização das proteínas. Mantém, e em alguns casos recupera, a pigmentação capilar, bem como a elasticidade da pele. Promove a expectoração e é balsâmica nas inflamações do tracto urinário. O seu défice pode causar eczema (0,03 a 0,55mg).
" PP (nicotinamida) " anti-pelagra, importante para a assimilação dos amidos e gorduras, intervém na formação do sangue e na função dos nervos (30 a 80mg, 10 a 20 vezes mais do que igual conteúdo de carne).
" Biotina " protectora da pele, anti-seborreica, importante no equilíbrio do crescimento e do sistema nervoso (2 a 7,5mg).
" Colina " tem acção fisiológica sobre a pressão sanguínea, como antagonista da adrenalina, e na regulação dos movimentos peristálticos do intestino. Opõe-se à sedimentação de gordura a nível hepático, sendo útil nas cirroses (0,1 a 1,2mg).
" Inositol " tem papel determinante e regulador na reprodução celular, sendo anti-cancerígeno. Combate a alopecia (queda dos cabelos). Contribui para um crescimento equilibrado. Intervém na actividade lipotrópica e na motilidade intestinal (80 a 160mg).
" Ergosterol (provitamina D) " está intimamente ligado com a vitamina D, auxiliando na boa fixação do cálcio e do fósforo de origem alimentar. É importantíssimo na formação dos ossos e dentes e para a manutenção das suas estruturas. Tem papel na conservação do tónus muscular e na contracção dos músculos (não dispomos de valores).
" E " é fundamental na manutenção da integridade dos tecidos da reprodução (ovários, testículos), bem como da musculatura e vasculares. É anti-esterilidade e anti-abortiva (conteúdo elevado, embora não disponhamos de valores).
" Complexo T " promotor do crescimento, útil na anorexia infantil, doença celíaca, osteoporose e raquitismo (não dispomos de valores).
Uma vez que a levedura de cerveja é invulgarmente rica em aminoácidos fundamentais, julgamos útil reproduzir aqui as características básicas que lhes são referentes 5:

" Arginina " tem papel preponderante na libertação das hormonas de crescimento, intervindo no desenvolvimento muscular e na redução de gordura no organismo. Tem, paralelamente, uma importante acção como retentora do nitrogénio, essencial para o crescimento dos músculos.
" Lisina " é igualmente útil na libertação das hormonas de crescimento e utilizada para favorecer o crescimento proporcional em crianças extremamente pequenas. Actua na produção da carnitina, a qual tem a propriedade de "queimar" as gorduras em excesso no organismo. Mostrou-se, ainda, útil na prevenção dos vírus de Herpes Zoster.
" Tirosina " é um derivado do aminoácido fenilalanina. É um precursor da hormona adrenocortical, assim como da dopamina. Actua na actividade mental.
" Fenilalanina " estimulante da memória e da capacidade cognitiva, bem como da funcionalidade sexual. Revelou-se útil nos tratamentos anti-depressivos. Tem efeitos analgésicos.
" Histidina " tem vindo a ser utilizada no tratamento da artrite reumatóide. Igualmente, revelou resultados positivos no combate às situações alérgicas. Conjuntamente com a niacina e a piridoxina, sugere ter efeito estimulador a nível da actividade sexual.
" Ácido aspártico " intervém na síntese das glicoproteínas, além de desempenhar um papel na formação de glicose (conversão de hidratos de carbono, glucose, etc). Parece, ainda, incrementar a capacidade de resistência dos atletas.
" Treonina " intervém nos processos digestivos, designadamente na função intestinal e no metabolismo dos lípidos ao nível hepático.
" Cisteína " é um poderoso anti-oxidante que ajuda a proteger o organismo contra as bactérias, vírus, químicos e radiações nocivos. Promove a saúde capilar e a das unhas, acelerando o seu crescimento.
" Valina " intervém determinantemente na actividade mental, na coordenação dos músculos e no equilíbrio emocional.
" Metionina " é fundamental para a síntese da carnitina e tem um importante papel no sistema glandular. É anti-tóxica.
" Serina - é essencial no funcionamento do cérebro.
" Ácido glutâmico " é o único aminoácido capaz de transpor a barreira entre o sangue e o cérebro. É geralmente utilizado nos tratamentos anti-depressivos, diminuição da memória, senilidade, esquizofrenia, alcoolismo e muitas outras desordens cerebrais (é comum referir que o ácido glutâmico é o combustível do cérebro).
" Isoleucina " é interveniente no funcionamento cerebral.
" Glicina " experiências revelaram existir grande concentração de glicina na pele e tecido conjuntivo. Crê-se que seja beneficamente interveniente na regeneração destes tecidos, bem como no crescimento dos músculos.
" Alanina " tem uma acção directa na redução do colesterol, particularmente quando associada com a arginina e a glicina. Contribui para a regulação dos níveis de açúcar no sangue.
" Prolina " é um dos principais componentes do tecido conjuntivo que liga e suporta todos os outros tecidos (colagénio). Ajuda a combater a flacidez associada ao envelhecimento. Intervém beneficamente nos processos de cicatrização.

Farelo de Arroz:

O inimigo número um do colesterol
Desperdiçado no Brasil, este farelo, já redescoberto pela indústria de vários países, integra a composição de inúmeros alimentos.
Parece brincadeira, mas o Brasil produz 800 mil toneladas por ano de farelo de arroz.
Quase todo ele é destinado à alimentação animal.
Se fosse usado na alimentação humana, esse farelo seria suficiente para complementar, a baixo custo, a alimentação de mais de 100 milhões de brasileiros.
O farelo é aquela película retirada do arroz, depois do descascamento.
O que as pessoas não sabiam até agora é que ele constitui um complemento nutricional de ótima qualidade, capaz sozinho de reduzir alguns dos grandes problemas que afligem os "civilizados":
"O excesso de colesterol no sangue e os cálculos renais"
Recentes pesquisas médicas têm demonstrado a sua capacidade de diminuir a absorção de cálcio pelo intestino evitando a formação de cálculo renal.
Da mesma forma, as dietas muito ricas em colesterol podem ser compensadas com a ingestão de FAT (farelo de arroz tostado).
O que, por si só, consegue prevenir as doenças das coronárias.
No farelo de arroz estão presentes aminoácidos (os formadores das proteinas), em concentrações exelentes.
Ele é também rico em fibras e em sais minerais, como fósforo, ferro e magnésio.
A alta qualidade do farelo de arroz como complemento nutricional e o seu preço irrisório no mercado estão motivando as indústrias arrozeiras dos Estados Unidos, China e Índia a incluírem o farelo na composição de alimentos industrializados como tortas, pães, bolos, panquecas, balas e cereais em flocos para desjejum.
Por enquanto poucos beneficiadores brasileiros de arroz sensibilizaram-se para a fonte de nutrição que está em suas mãos.
O farelo ainda é desperdiçado nas usinas processadoras de arroz ou destinado à ração.
Por isso, a coleta deve cercar-se de todo cuidado, com a limpeza do recipiente que vai receber o farelo.

Farelo de trigo:

Rico em fibras, sais minerais e vitaminas do complexo B.
Outro injustiçado é o farelo do trigo.
Até o final da Segunda Guerra Mundial o pão "branco", produzido a partir de farinha refinada, era um luxo reservado aos domingos e festividades, mesmo nos países europeus.
Com o crescimento da indústria alimentícia, o que era luxo passou a ser hábito cotidiano.
E quem perdeu com isso foi o consumidor.
Apenas 78% do grão do trigo são usados para se fazer pães e massas.
O farelo e o germe, partes nobres que totalizam 22% do grão, foram também relegados à ração animal.
O desperdício diante da miséria e da fome são contrastantes.
Com um milhão de toneladas de farelo de trigo destinados à ração animal seria possível complementar a alimentação de 100 milhões de pessoas por ano, melhorando a saúde de 2/3 da população brasileira.
Ele é rico em fibras, vitaminas do complexo B, calorias e micro-nutrientes como cobre, fósforo, manganês.
Por estas virtudes e pelo reconhecimento da importância das fibras para o funcionamento regular do intestino, apareceram recentemente no mercado inúmeros produtos que utilizam o farelo de trigo em sua composição.
Mas ele pode ser adquirido ainda a baixo custo no atacado, em quantidades maiores que 20 kg.
Moinhos ou atacadistas de produtos naturais vendem o produto in natura.
No ato da compra, não se deve esquecer de avisar que é para consumo humano.
O farelo de trigo destinado a ração pode estar contaminado com impurezas diversas.
Apesar desta possibilidade, muitos grupos comunitários obtêm bons resultados com ele adquirido em casas de ração.
Nos supermercados e casas de produtos naturais, o farelo já vem tostado.
Como tem pouca gordura, não fica rançoso tão facilmente.
Tostá-lo não é queimá-lo e sim secá-lo o que elimina a umidade, aumenta as chances de conservação por um tempo maior e o torna mais assimilável ao organismo humano..

Farelo de aveia:
O farelo de aveia é o cereal que mais contém fibras solúveis.
A ingestão do farelo auxilia na redução do colesterol, quando faz parte de uma dieta baixa em gordura.
Muita ajuda no trato intestinal, promovendo o perfeito funcionamento do intestino.
O farelo também é importante no tratamento do diabetes, já que ajuda a diminuir a velocidade de entrada de glicose no sangue.
Também há estudos que comprovam que as fibras solúveis do farelo de aveia (beta-glucanas) agem como protetores ao desenvolvimento de câncer de cólon.
No farelo também se encontra o silício, nutriente responsável pela aparência saudável da pele, inclusive na redução da celulite.

Raiz de Catuaba:

Afrodisíaco e estimulante do sistema nervoso central.
A raiz é normalmente usada para a impotência, agitação, nervosismo, nevralgia e cansaço, problemas de memória e fraqueza sexual.
A catuaba é um afrodisíaco.
Estimula o desejo sexual e aumenta a libido tanto no homem como na mulher.
Estimula o fluxo sanguíneo aos órgãos genitais, pode fortificar e prolongar uma ereção aumenta a excitação sexual e dá orgasmos mais fortes.
Pouco após a ingestão, a maioria das pessoas sentirá formigueiros ao longo da coluna e um aumento da sensualidade pelo corpo inteiro.
A pele e os órgãos genitais tornam-se mais sensíveis.
É uma erva que dá à sua vida amorosa um impulso especial.
No Brasil a catuaba também é usada para equilibrar e acalmar o sistema nervoso central.

Semente de linhaça:

Os valores nutricionais dessa pequena semente, dourada, que cresce na China, nos EUA, no Canadá, na Europa e agora no Brasil, já são bem conhecidos.
Rica em proteínas, fibras, vitaminas e minerais, ela está incorporada à massa de vários pães e biscoitos.
A novidade agora são os estudos que indicam a linhaça como a principal fonte de ácidos graxos do tipo ômega 3 e 6 que combatem as obstruções nas artérias, causadoras de doenças cardíacas.
Até hoje, as fontes mais conhecidas de ômega 3 eram os peixes de águas profundas.
Pesquisas já comprovaram que o óleo de linhaça tem 60% de ômega 3, enquanto o óleo de salmão tem 30%.
"Os ômega ajudam na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue, e exercem uma ação antioxidante e de renovação celular".
Ácidos graxos essenciais, como os ômega, estimulam a produção de prostaglandinas, compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, diminuindo a retenção de líquidos, inclusive durante o período pré-menstrual".
Mas não é só isso, a semente de linhaça ajuda na prevenção do câncer de mama por neutralizar a ação do estrógeno sobre a glândula.
"Além de ser fonte de ômega, a semente tem componentes ricos em fito esteróides(as ligninas), substâncias que imitam a ação do estrógeno", por isto, nos casos de menopausa.

No entanto, os hormônios de origem vegetal são bem mais fracos e praticamente não têm efeito negativo sobre as células do tecido mamário.
Eles conseguem enganar os receptores do estrógeno, bloqueando sua ação.

REPOSIÇÃO HORMONAL
"Por possuir componentes semelhantes ao estrógeno, a semente de linhaça também funciona como uma reposição hormonal natural".
Ela atua de forma parecida à da soja, que possui a isoflavona, outro fito esteróide que imita o hormônio feminino.
A Universidade de Monash, na Austrália, comprovou essa característica numa pesquisa com pacientes que consumiram um complemento diário de farinha de linhaça.
O resultado foi inequívoco:
"Diminuição dos sintomas da menopausa, como suores, dores de cabeça e insônia, em 80% das mulheres"
Houve ainda redução no colesterol e no peso.
Por todas essas razões, a linhaça está conquistando espaço entre os chamados alimentos funcionais, aqueles que, além de nutrientes clássicos, contém elementos capazes de prevenir doenças.
Benefícios, pelo visto, não faltam a essa planta de origem asiática, cujo cultivo é milenar.
Isso mesmo.
Sementes de linhaça foram achadas em tumbas egípcias.
Na idade média, elas chegaram a ser usadas como amuleto contra a feitiçaria.
Atualmente, seus poderes vêm sendo cada vez mais divulgados e pode apostar em breve se tornará um grão tão popular quanto a soja.

Sementes de girassol:
Contém vitamina E em altas concentrações, vitamina B1, manganésio, magnésio, cobre, triptofanos, selênio, fósforo, vitamina B5, folatos e lecitina, fortalece os pulmões, os nervos e protege das doenças cardíacas.
Grande acumulador de energia solar dá muita vitalidade.

Sementes de abóbora:
É rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C, excelente fonte de proteínas além de minerais como ferro, cálcio, zinco (exerce efeito regulador sobre a próstata), obtendo-se bons resultados em caso de impotência, sendo um vermífugo natural.

Semente de Gergelim:
Contém alto teor de proteína, niacina, vitaminas E e B2, rico em cálcio, indicado para crianças em fase de crescimento e aos idosos para prevenir a osteoporose.

Folha de batata doce:
A batata-doce é outro alimento rústico e rico em vitaminas A e C, principalmente quando consumida crua e ralada na composição de saladas diversas.
Atraente ao paladar e de fácil cultivo, ela integra a alimentação das populações de todo interior do país.
Ela tem sido a responsável pela subsistência de grande parte das populações rurais nordestinas atingidas por secas prolongadas.
As populações do Oriente já conhecem há milênios essa preciosa fonte de nutrientes.
Tanto é que no bairro oriental da Liberdade, em São Paulo, encontram-se facilmente folhas de batata-doce à venda nos empórios coreanos e chineses e nas feiras livres.
Depois da colheita, a batata-doce torna-se uma invasora dos campos onde foi cultivada.
Muitos agricultores reclamam e desconhecem o valor nutricional de sua folhas, que superam o tubérculo com o dobro de vitamina C, três vezes mais vitamina A, seis vezes mais ferro, cinco vezes mais cálcio e quatro vezes mais proteínas.
A folha pode ser usada tal como hortaliça, em refogados, sopas, cozidos.
Quando desidratada na sombra ou em fornos ventilados a baixa temperatura, ela é triturada, vira pó e pode ser pulverizada sobre outros alimentos.
A folhagem vistosa da batata-doce vai bem em jardins de residências e torna-se uma boa opção de jardinagem também para as áreas públicas.

Folha de abóbora:
A família das cucurbitáceas, da qual a abóbora faz parte, é composta por inúmeras espécies espalhadas por todo o planeta.
As regiões tropicais têm o privilégio de produzir uma grande quantidade de espécies desta família.
Abençoadas pelo clima e o solo de cada micro-região, elas fornecem frutos atraentes:
"Melões, abóboras, melancia, etc..."
Tradicionais alimentos das populações autóctones.
Os diversos tipos de abóbora, ou jerimum, como é conhecida no Nordeste do Brasil, são consumidos de muitas formas:
"Cruas cozidas, assadas, refogadas, compondo sopas, massa de pães, tortas, recheios de massas salgadas e doces e bebidas com leite e iogurte"
As folhas da aboboreira podem ser consumidas cozidas nas sopas, refogadas, feijoadas, omeletes.
Ou então, quando secas à sombra, transformam-se em pó concentrado de grande valor como complemento nutricional de cálcio.
Dessa forma são capazes de suprir de cálcio populações inteiras que não têm condições de consumir produtos mais caros equivalentes.
Em algumas regiões, também seus brotos (cambuquira), flores e sementes são apreciadas em suas diversas preparações tradicionais e até comercializados em feiras e mercados públicos.
Se o fruto tem um valor marcante como fonte das vitaminas A e C, ele não se compara à riqueza excepcional das folhas, que o superam com o dobro de vitaminas A e C e 35 vezes mais cálcio.

Folha de alfafa:
Fonte de vitaminas C, D, F e K, estimulante, aromática, fortalecedora, mineralizante, nutriente e vitaminizante sendo que seu rico teor nutricional torna-se um alimento muito valioso para o homem.

Cogumelo agaricus:
As funções básicas dos princípios ativos do COGUMELO AGARICUS, estão relacionadas com os tecidos celulares, principalmente, do sistema imunológico.
Relatórios de pesquisas apresentados em congressos sobre o câncer, por parte de faculdades de medicina e farmacêuticas de renomadas Universidades, dão conta de que o COGUMELO AGARICUS possui soberba eficácia na ativação de células macrófagos.
Uma espécie de linfócito que compõe a primeira linha de defesa do organismo humano contra ataques de microorganismos e corpos estranhos, como por exemplo, substâncias químicas prejudiciais e que devora esses microorganismos e substâncias.
Assim, o consumo do complemento alimentar COGUMELO AGARICUS é eficaz para ativar os macrófagos e células do corpo, além de prevenir ou melhorar diversas doenças humanas.
À medida que uma pessoa envelhece, o funcionamento do sistema imunológico vai se enfraquecendo, tornando-a mais suscetível a doenças contagiosas decorrentes da invasão de inimigos externos, ou piorando a limpeza do organismo, de maneira que a incidência de câncer ou doenças geriátricas aumenta com o passar do tempo.
Além disso, o declínio do metabolismo manifesta-se na forma de enfraquecimento dos órgãos e envelhecimento da pele.
INDICAÇÕES DO COGUMELO AGARICUS
" Efeito no aparelho circulatório: Hiper e Hipotensão arterial / Moléstia do coração / Arteriosclerose / Insuficiência cardíaca (Angina pectoris e infarto do miocárdio) / Trombose e tônico cardíaco.
" Efeito no aparelho digestivo: Úlcera do duodeno e estomacal/ Hipertrofia do fígado / Gastrite crônica / Câncer no estomago / Hepatocirrose / Câncer do fígado / Câncer do intestino grosso.
" Efeito na secreção interna: Diabete e Colesterol elevado no sangue / Alergia / Hepatite / Edema e lesão hepática.
" Efeito no aparelho respiratório: Bronquite crônica e Asma.
" Efeito no aparelho reprodutor: Câncer da mama e do ovário / Irregularidade menstrual / Distúrbios da menopausa
" Efeito no aparelho urinário: Cistite / Nefrite / Insuficiência renal / Hipertrofia da próstata e nefrose.
" Demais efeitos: Efeito purificador do sangue / Hipersensibilidade ao frio / Eczema / Bursite subacromial / Doença de basedown / Rinite crônica / Constituição física fraca / Sinusite / Artrite / Estomatite e outras.
Raiz de Maca:
MACA " Lepidium Peruvianum.
Agora as mulheres têm uma alternativa para tratamento de reposição hormonal (HRT) conhecida como MACA.
Funciona de maneira inteiramente diferente e mais satisfatória para a maioria das mulheres que na menopausa se recusam a tomar drogas para a reposição hormonal.
Também os homens, devido a idade e ao decréscimo do funcionamento das glândulas endócrinas encontram na MACA um poderoso aliado contra a dificuldade em manter uma boa relação sexual.

Valores nutritivos da MACA
" Proteínas compõem 11% da raiz seca da MACA e 14% da massa total. Cálcio compõe 10% da contagem mineral da MACA. Magnésio e potássio estão também presentes em quantidades significativas. Outros minerais: ferro, sílica, traços de iodo, manganês, zinco, cobre, sódio e fósforo.
" Vitaminas: tiamina, riboflavina, ácido ascórbico.
" Aminoácidos: ácido aspártico, ácido glutâmico, serina, histidina, glicina, creonina, cistina, alanina, arginina, tirosina, fenilalanina, valina, metionina, isoleucina, lisina, triptofano, prolina, sarcosina.
Efeitos da MACA nas glândulas endócrinas:

Estudos em animais demonstraram que os grupos que receberam a raiz em pó ou alcalóides apresentaram múltipla maturação de ovulação nas fêmeas e, nos machos, significativa produção de esperma e taxa de mobilidade do que os outros grupos.
"Esses efeitos são mensuráveis após 72 horas da administração nos animais".
Os alcalóides da MACA agem no eixo hipotálamo-pituitária, o que explica porque ambos os sexos são afetados de maneira apropriada.
Isto explica porque o efeito nos humanos não é limitado aos ovários e testículos, mas também age nas supra-renais, dando a sensação de grande energia e vitalidade, agindo no pâncreas e tireóide também.
Outras indicações para MACA ainda incluem a prevenção à osteoporose, MACA conta com cálcio de fácil absorção, magnésio e grande quantidade de sílica, sendo muito útil no tratamento de descalcificação em crianças.
Outros males que se trata com MACA são o raquitismo, várias formas de anemia, esterilidade masculina e feminina, na impotência masculina, envelhecimento prematuro (provocado por reposição hormonal), estados gerais de fraqueza e fadiga crônica.

MACA como erva anti-envelhecimento:

Garry F. Gordon, médico, ex-presidente do American College for Advancemente in Medicine e agora fundador e presidente do International College of Advanced Longevity localizado em Chicago, Ilinois, baseia sua apreciação na MACA em sua própria experiência.
- Nós todos ouvimos rumores sobre vários produtos como a MACA.
- Mas, usando eu mesmo esta raiz, percebi uma significante melhora na reação do tecido erétil.
- Eu a chamo de resposta da natureza ao Viagra.

OBS.: Homens que usam MACA regularmente devem fazer exame de PSA periodicamente.
Mulheres com histórico de câncer de mama ou outro tipo de câncer relacionado a hormônios também estão neste grupo.

Raiz de Ginseng:
Esgotamento físico:
Astenia (debilidade), fadiga fácil, falta de energia vital, convalescença de doenças ou operações.

Prática desportiva:
O ginseng não figura na lista de substâncias proibidas por produzirem doping.

Stress, doenças psicossomáticas:
Gastrites, colites, enxaquecas, asma, palpitações.

Esgotamento psíquico, depressão, ansiedade, insônia:
Muito útil para os estudantes em época de exame.

Envelhecimento:
Precoce - Senilidade - Hiper ou Hipotensão Arterial.

Anemia:
Especialmente útil para recuperar as perdas de sangue depois de hemorragias ou doações.

Transtornos da sexualidade:
Impotência masculina, frigidez feminina, insuficiência hormonal, esterilidade masculina/feminina.

LADO ESPIRITUAL DO GINSENG:
Foi observado por clarividência que os efeitos do ginseng em pó começaram a se manifestar quase imediatamente.
Viram-se clarões luminosos vindos das auras interior e da saúde.
A aura interior aumentou de espessura em cerca de 12 a 25 centímetros.
A aura da saúde tornou-se mais brilhante e expandiu-se por mais ou menos 65 centímetros a um metro.
A aura exterior também se expandiu.
Matéria cinza-clara foi expelida.
Os chakras ficaram mais brilhantes, maiores e mais ativos.
Os chakras principais cresceram de cerca de oito para treze centímetros.
O "ki sintético", localizado nos chakras secundários do umbigo, passou de cerca de três para dez centímetros de diâmetro.
O "ki sintético" tornou-se mais denso.
Embora o nível de energia prânica dos sujeitos fosse muito elevado, eles estavam relaxados e não mostravam cansaço.
Isso é semelhante a uma pessoa que está meditando.
Apesar da grande quantidade de energia gerada durante a meditação, o meditador permanece calmo, relaxado e em paz.
As pessoas geralmente não têm consciência ou não sentem fisicamente a melhora sutil, a menos que sejam sensíveis ou estejam fracas.
O grau dos efeitos do ginseng depende da dosagem, do fornecedor (fornecedores diferentes produzem ginseng de diferente brilho ou potência) e do organismo do indivíduo.
Os efeitos de meio grama de ginseng durarão por cerca de dez a dezesseis horas.
Durante esse período de tempo, os efeitos do ginseng diminuem gradativamente.
Por isso, é melhor que seja tomado meio grama de ginseng duas vezes por dia, para que a saúde seja mantida. Pessoas doentes deverão, de preferência, tomar uma dosagem mais elevada.
O ginseng, quando visto por clarividência, é muito brilhante, comparado a outros alimentos e medicamentos.
A aura do núcleo (mais interior) de 50 gramas de ginseng em pó é muito densa (semelhante a ouro "líquido") e tem de 15 a 30 centímetros de raio.
O ginseng contém uma grande quantidade de prana (energia vital) e também muito "ki sintético".
O grande aumento de "ki sintético" no chakra secundário do umbigo é devido à ativação dos chakras principais que produzem mais "ki sintético" e também devido ao "ki sintético" contido no próprio ginseng.
O ginseng tem efeito purificador, uma vez que a matéria acinzentada está sendo expelida.
É melhor fazer exercícios logo após a ingestão do ginseng para facilitar a expulsão do prana utilizado e para facilitar a assimilação de energia prânica renovada.
O ginseng é também "ativante" e "energizante", uma vez que o corpo etérico e seus chakras principais tornam-se mais brilhantes, maiores e mais densos.
Por isso, os órgãos controlados e energizados pelos chakras principais são, correspondentemente, limpos, ativados e energizados.
Através dessas descobertas, tornou-se claro por que o ginseng é altamente conceituado entre os chineses e coreanos.
Muitos tomam ginseng regularmente, para aumentar e melhorar sua saúde.
Na medicina chinesa, o ginseng, combinado com ervas de efeitos "curativos" sobre órgãos específicos, é prescrito para muitos tipos de enfermidades.
O ginseng combinado com outras ervas é considerado como um medicamento que praticamente "cura tudo".
Para aumentar o nível de energia prânica do praticante e melhorar sua capacidade de cura, é aconselhável (mas não imprescindível) tomar um grama de ginseng antes e depois de tratar um grande número de pacientes. É também vantajoso para pacientes que estão muito fracos tomar um ou dois gramas de ginseng antes de serem tratados pelo praticante.
Mestre Choa Kok Sui em: "Cura Prânica Avançada"

Couve:
Como outros membros da família dos repolhos, a couve é excelente fonte de vitamina C e beta-caroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A.
De fato, uma xícara de couve contém o dobro das necessidades diárias desses nutrientes.
Outros nutrientes encontrados numa xícara de couve são 5mg de vitamina E, 30 mcg (microgramas) de folato, 135 mg de cálcio, 2 mg de ferro e 450 mg de potássio.
Também fornece mais de 1g de fibras com apenas 50 calorias, o que torna a couve um alimento muito nutritivo, altamente recomendado para quem se preocupa com o peso.
Além disso, a couve contém mais ferro e cálcio que quase qualquer outra verdura; seu alto teor de vitamina C aumenta a capacidade de absorção destes minerais pelo organismo.
Servir couve com molho de limão ou com outras frutas cítricas na mesma refeição acelera a absorção de ferro e cálcio.
Os bioflavonóides, carotenóides e outros componentes que combatem o câncer estão presentes em grande quantidade na couve.
Ela também contém indóis, compostos que podem diminuir o potencial cancerígeno do estrogênio e induzir a produção de enzimas que protegem contra doenças.
A cor dos alimentos verdes é resultante da clorofila, conhecida como um potente energético celular.

Hortelã:
Excelente para auxiliar a digestão e bom para o estomago.

Mel:
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o Mel é o alimento mais completo da natureza, oferecendo mais de 70 substancias essenciais ao nosso organismo.
O Mel é composto de açucares simples que entram diretamente na corrente sanguínea, promovendo energia imediata ao organismo.
O mel é um alimento especial possuidor de extraordinária energia, muito rico em cálcio, fósforo, carboidratos, com diversas vitaminas, sais minerais, proteínas e aminoácidos de fácil digestão.
O mel contém princípios ativos que promove o crescimento e melhora a vitalidade corporal, revigora o intestino de pessoas debilitadas, auxilia no controle de doenças cardiovasculares, no funcionamento do coração, protege o cérebro, o fígado (prevenindo a formação do fígado gorduroso), e é muito eficaz no tratamento de problemas respiratórios e pulmonares tais como, gripes, resfriados e pneumonias, é um antibiótico natural.
Ativa as funções do cálcio e do fósforo nos ossos, dentes e unhas.
Possui propriedades levemente laxantes.
É antioxidante; ajuda na proteção da membrana das hemácias e do organismo contra substancias carcinogênicas.
Além de ser um excelente alimento e adoçante para chás, suco, bolo e tortas.
A função do mel no organismo, no prolongamento da vida e no controle de doenças, esta relacionada com a grande variedade de oligoelementos nele existentes.

Espinafre:
Rica em ferro e excelente fonte de vitaminas A e B2, além de fornecer cálcio, fósforo, potássio e magnésio.
Bom para anemia principalmente.

Agrião:
Rica em vitamina C, ferro, iodo.
Nele se encontra cinco vezes mais ferro do que na couve, na alface, no salsão e no espinafre.
O agrião ainda ajuda na limpeza do fígado, limpa os rins de areias e cálculos, combate o reumatismo, a gota, o artritismo, a inchação das glândulas, a debilidade do coração e dos nervos.
Tem a propriedade de melhorar as bronquites crônicas.
Esse suco também é bom para dismenorréia ( menstruação dolorosa), amenorréia (ausência de menstruação ), falta de apetite, debilidade cardíaca, debilidade geral, hepatite, acne, impurezas do sangue, vermes e tuberculose.
Misturando-se o suco de agrião com mel, obtém-se um xarope excelente para combater a tosse, bronquite e tuberculose pulmonar. (Nunca leve-o ao fogo, como qualquer verdura e legumes que deve ser consumido cru).

Brócolis:
Alimento rico em cromo mineral, o brócolis auxilia na produção de insulina e atua nos níveis de glicose do sangue.
Melhora a eficácia da insulina, tornando ela mais ativa, pois uma vez acoplado à insulina o cromo mineral aumenta a ação da mesma, tornando-a até 100 vezes mais eficiente.

Rúcula:
Tem propriedade estimulante do apetite, é nutricionalmente rica em proteínas, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente cálcio e ferro, contém ômega 3 e é pobre em calorias é um dos mais completos alimentos de folha.

Goiaba:
A goiaba vermelha também é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea.
Isso acontece porque a fruta é rica em Licopeno e em fibras solúveis.
Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras.
A ingestão de um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides.
É a fruta mais rica em licopeno, o carotenóide que tem recebido atenção internacional pela possível capacidade de atuar na prevenção e combate a diferentes tipos de câncer.
Sabemos também que a goiaba é a fruta mais rica em zinco, fibras, niacina e vitamina E, cada qual desempenhando papel significativo na manutenção da saúde humana.
Da mesma forma, a goiaba apresenta de três a quatro vezes o teor de vitamina C da laranja.
Além do mais, mostra teores elevados também de selênio, cobre, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, ácido fólico e vitaminas A, B1, B2 e B6.

Abacate:
Ricos em Fósforo, potássio, A e Retinol (Eq a vit A), entre outros de menor relevância.

Limão:
Rico em C e potássio, entre outros de menor relevância paras ser destacado.

Mamão Papaia:
Rico em potássio, A e C, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Melancia:
Rico em potássio, A e retinol, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Melão:
Rico em cálcio, fósforo, potássio, A, retinol e C, entre outros de menor relevância para ser destacado..

Maça:
Ricos em A e potássio entre outros de menor relevância para ser destacado.

Manga:
Ricos em potássio, A, retinol (Eq a vit A) e C, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Banana:
Ricos em vitamina A e potássio, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Laranja:
Ricos em vitamina A, cálcio e C, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Abacaxi:
Ricos em vitamina C, A e Potássio, entre outros de menor relevância para ser destacado.

Por uma questão de não deixar o texto ainda maior do que já está, omiti as informações sobre a funcionalidade de cada vitamina em nosso organismo.

Matéria elaborada por Paulo Afonso, com pesquisas sobre os ingredientes, em sites especializados em alimentação.
Eu experimentei, utilizo e gosto, espero que esta matéria seja aproveitosa a você.

Também uso outras formas, usando o yogurte, assim como no bolo e pães caseiro incluindo cenouras, beterrabas, etc...

Respeitando sempre aqueles alimentos que não se dão com o fogo, pois perdem suas propriedades nutritivas e medicinais.

Crie a sua forma ao seu gosto ,mas, alimente-se com RACIONALIDADE!
Respeite seu organismo ele merece!!

Nome:Paulo Afonso
Apelido:pasdapaz
Endereço:Angra dos Reis - RJ
E-mail:pasfrade@yahoo.com.br
"Só há sabedoria, na FÉ RACIOCINADA"






Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
1025 Notícias