Política
06/09/2016
0 comentário(s)
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO PARÁ JULGARÁ NESTA SEXTA-FEIRA, O PREFEITO AFASTADO ERIVANDO AMARAL E JOSÉ CAETANO
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará, marcou pra sexta-feira dia 09 de setembro o julgamento do prefeito afastado de Vitória do Xingu no oeste do Pará Erivando Amaral Vando do Vice-Prefeito José Caetano ambos do PSB.
O Processo Eleitoral de número 793-66.2012.6.14.001, recebeu parecer favorável da Procuradoria Regional Eleitoral do Pará, para que egrégia corte regional casse os mandatos dos prefeito e vice-prefeito de Vitória do Xingu Erivando Amaral e José Caetano.

Ambos são acusados nas eleições de 2012 de entregar óculos a população sem previsão orçamentária e utilização de diversos meios de comunicação de Altamira para enaltecer suas candidaturas ao cargo majoritário de Vitória do Xingu.
Para a Procuradoria Regional Eleitoral "torna inexorável reconhecer que a distribuição gratuita de consultas oftalmológicas e entrega de óculos aos eleitores de Vitória do Xingu no ano de 2012 se deu de maneira eleitoreira e oportunista, com o claro propósito de fazer a promoção da candidatura dos recorridos." Além que a "lei de diretrizes orçamentárias de Vitória do Xingu de 2011, aprovada em 08/06/2010, na seção que trata da saúde (fls. 326/327) não se verifica rubrica relativa à oferta de consulta oftalmológica e entrega de óculos à população" menciona o Procurador Chefe da Procuradoria Regional Eleitoral do Pará Bruno Valente.
O Ministério Público Eleitoral manifesta para da provimento ao Recurso Sebastião Pretinho para condenar o Prefeito e Vice-Prefeito em abuso de poder político-econômico, conduta vedada a agente público e captação ilícita de sufrágio para a aplicação de cassação de registro e/ou diploma a ambos, e inelegibilidade e multa apenas a Erivando Oliveira Amaral ser o Tribunal Regional acata os pedidos do recurso do Prefeitinho e Recomendação Procuradoria Regional Eleitoral o Presidente da Câmara deverá ser o prefeito até o dia 01 de janeiro de 2016.
Na sexta-feira Erivando Amaral conhecido popularmente por Vando, também será julgado novamente pelas Câmara Criminais Reunidas do Pará.
Já o Coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do Ministério Público do Pará Procurador Nelson Medrado deverá receber por toda essa semana um grande volume de pericias grafotécnica e contábeis do município de Vitória do Xingu. O material que já foi periciado pelo Centro de Pericias Criminais do Pará é o resultado da busca e apreensão do Ministério Público Estadual determinado pela Justiça Estadual do Pará na casa do Prefeito e Prefeitura de Vitória do Xingu. O Tribunal de Contas dos Municípios do Pará"TCM, emitiu dezenas de pareceres sobre o material apreendido sobre licitações. O Material periciado tem "triglicéride pura" revelou uma fonte que prefere não identificar ao Portal do Jornal Amata. O prefeito de Vitória do Xingu Erivando Amaral"PSB é já alvo de outras investigações.
Já sua esposa e candidata em Altamira também é investigada pela Procuradoria Regional Eleitoral do Pará sobre os recursos financeiros recebido em sua campanha de deputada estadual.
Mais notícias da seção
Reportagem no caderno
Política
28/05/2017 - Reportagem - CORRUPÇÃO ELEITORAL EM VITÓRIA DO XINGU Nesta segunda feira dia 29, a Justiça Eleitoral da 18ª. Zona, que abrange os municípios de Altamira, Brasil Novo e Vitória do Xingu, haverá audiência para ouvir as testemunhas na denúncia oferta pelo Ministério Público Eleitoral, através da Promotora Eleitoral Vanessa Ribeiro. Na Ação de Investigaç...
03/04/2017 - Reportagem - Prefeito de Vitória do Xingu é acusado de corrupção passivaSeção Penal recebe denúncia contra prefeito:Des. Milton Nobre, na presidência da sessão.A Seção de Direito Penal do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) recebeu, à unanimidade, nesta segunda-feira, 3, a denúncia de ação penal contra o prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano Silva de Oliveira, movida pelo Ministério Público do Estado do Pará. A rel...