| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1112      Atualização: 29/10/2019

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Hidrelétrica de Belo Monte

  14/06/2014
  0 comentário(s)


Belo Monte deve atrasar geração de energia em pelo menos um ano

A geração de energia pela usina hidrelétrica de Belo Monte deve atrasar pelo menos um ano. O pedido de adiamento consta de ofício enviado em 22 de maio à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) pela Norte Energia S.A. (Nesa).

Belo Monte deve atrasar geração de energia em pelo menos um ano



A usina fica no rio Xingu, em Altamira e Vitória do Xingu (PA). Quando estiver pronta, levará energia a 17 Estados e até 60 milhões de pessoas, segundo a concessionária.
A hidrelétrica se compõe de duas barragens. Pimental sediará a casa de força auxiliar, para gerar 233 megawatts (MW). Em Belo Monte do Pontal, a casa de força principal, ficarão 18 turbinas para produzir 11.000 MW. O ofício CE 036/2014 PR da Nesa solicita mudança do cronograma de geração nas duas instalações.

A primeira turbina de Pimental deveria produzir energia em fevereiro de 2015. Pelo pedido, ainda em exame pela Aneel, o prazo se estenderia para abril de 2016. A sexta e última máquina de Pimental entraria em operação só em janeiro de 2017.

No caso de Belo Monte do Pontal, a geração comercial da primeira turbina iria de março de 2016 para março de 2017. A 18ª máquina, que completa os 11.233 MW (8,7% do potencial de geração hoje instalado no Brasil), deve funcionar em janeiro de 2020.
O ofício afirma que o atraso se deveu a "fatos resultantes de atos do poder público, casos fortuitos e de força maior, excludentes de responsabilidade por parte da Norte Energia".
Os "atos do poder público" se referem à postergação do processo de licenciamento ambiental e às sucessivas ações do Ministério Público Federal contra o empreendimento, por descumprir as chamadas condicionantes ambientais. Houve várias liminares da Justiça derrubadas em instâncias superiores.
DESVIO DO XINGU
"Durante dois anos, 2011 e 2012, houve perda da janela hidrológica do período de seca", diz Delorgel Valdir Kaiser, gerente de Comunicação da Nesa. "Como consequência, a primeira fase do desvio do Xingu, programada para dezembro de 2011, só pôde ser realizada em janeiro de 2013."
A Nesa alega que enfrentou 441 dias de atraso na implantação das obras no sítio Pimental. Ali fica a barragem que formará o chamado reservatório principal (com 370 km², a maior parte deles no leito alagável do Xingu), cujo enchimento deveria começar na próxima virada de ano.

A empresa também aponta 124 dias perdidos no sítio Belo Monte, alvo de bloqueios de grupos indígenas e organizações sociais. Isso teria atrasado a implantação do canal de derivação (de 20 km) e de 28 diques para formar o reservatório intermediário (130 km²), que vai alimentar as 18 turbinas mais potentes.
MAIS PROBLEMAS
O ofício da Norte Energia S.A. (Nesa) à Aneel propondo novo cronograma para Belo Monte não faz referência a algumas dificuldades técnicas enfrentadas pelo Consórcio Construtor de Belo Monte (CCBM), grupo de grandes empreiteiras -como Andrade Gutierrez, Odebrecht e Camargo Corrêa- formado para tocar a obra.
Uma das mais graves foi nas fundações dos diques 8A e 8B. Debaixo deles se encontrou um tipo de rocha porosa (arenito), e não o esperado migmatito (semelhante ao granito e, como ele, impermeável).

Os diques são barreiras de terra (argila) e rocha que fecham as partes baixas do terreno onde se formará o lago, portanto não pode haver vazamentos por baixo deles. Foi preciso alterar o projeto das fundações, mas os engenheiros do CCBM afirmam que a modificação não implica riscos para os diques nem para o reservatório.

Outra dificuldade da Nesa se encontra no Ibama (Instituto Brasileiros do Meio Ambiente). Para encher os reservatórios nos prazos originais, a empresa necessitaria de uma licença de operação do órgão até o final deste ano.
Como várias obras e compensações previstas no processo de licenciamento atrasaram, é forte a pressão entre técnicos do Ibama e organizações sociais para que a licença não seja concedida antes do cumprimento das condicionantes. Não se descartava, contudo, que a agência tomasse uma decisão política e autorizasse o enchimento.
Belo Monte

OUTRO LADO

A Norte Energia S.A. (Nesa), empresa que ganhou o leilão de Belo Monte e é controlada por empresas estatais e fundos de pensão, ressalva que o atraso implícito no novo cronograma proposto à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) não configura "um fato consumado".
Segundo esclarecimento encaminhado pela Nesa à Folha, o ofício CE 036/2014 PR, que oficializou o atraso, "teve a intenção de motivar uma discussão em tempo hábil, ainda durante a fase de construção e muito antes da geração prevista".
A primeira turbina deveria gerar eletricidade em fevereiro de 2015, mas o ofício propõe que isso ocorra em abril de 2016 "um atraso de 14 meses, portanto.

"A Norte Energia está absolutamente empenhada em minimizar o máximo possível o impacto das ocorrências sobre o cronograma e já o fez com medidas diversas, como o incremento de equipamentos e mão de obra e a adoção de novas tecnologias", diz a nota. "Qualquer novo cronograma está em discussão com o poder concedente."

Ou seja, a decisão final sobre o novo prazo para geração cabe à Aneel. Não parece provável, contudo, que a agência possa exija da Nesa o cumprimento de prazos inexequíveis.
A parte mais importante da correspondência à Aneel é o pedido de exclusão de responsabilidade. Ele significa que a empresa não pretende arcar com o prejuízo pela energia que deixará de ser gerada no período. No documento, a Nesa afirma que isso traria "irreparáveis prejuízos para o empreendedor e para a sociedade".

Questionada sobre o valor projetado da eletricidade que deixará de ser produzida em razão do atraso, a empresa concessionária não informou nenhuma estimativa. "É prematura qualquer avaliação nesse sentido, tendo em vista que o assunto está em análise pela Aneel."
A Norte Energia também negou que os problemas com as fundações dos diques 8A e 8B tenham exercido algum papel no atraso das obras.
"A geologia do canal de derivação sempre apresentou um nível técnico adequado de conhecimento. As obras de fundação dos diques e do canal são realizadas com a qualidade técnica exigida", afirma a Gerência de Comunicação da Nesa.

"No canal e nos diques, cujos volumes de obras de terra e rocha são imensos, a perda da janela hidrológica teve repercussão maior."

Segundo a Norte Energia, na área da casa de força auxiliar (sítio Pimental) os impactos maiores ocorreram por conta de invasões, paralisações e, principalmente, liminares que impediram acesso ao rio Xingu.
No sítio Belo Monte do Pontal (casa de força principal), os atrasos decorreram mais dos bloqueios do acesso ao canteiro de obras.



  Mais notícias da seção Complexo de Belo Monte no caderno Hidrelétrica de Belo Monte
24/11/2016 - Complexo de Belo Monte - Usina do Sítio Pimental é concluída no complexo de Belo Monte
A Norte Energia concluiu a montagem da Casa de Força Complementar da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A instalação eletromecânica da quinta e da última das seis unidades geradoras situadas no Sítio Pimental marca a conclusão da menor usina do complexo em construção no Rio Xingu, no Estado do Pará. Em dezembro próximo, as duas máquinas devem iniciar a...
05/05/2016 - Complexo de Belo Monte - Belo Monte é inaugurada nesta quinta-feira
A usina já está gerando energia comercialmente desde abril e atenderá 60 milhões de pessoas em 17 estados brasileiros (Foto: Osvaldo de Lima)As primeiras unidades geradoras da Usina Hidrelétrica Belo Monte foram inauguradas nesta quinta-feira (05/04), com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. As unidades entraram em operação comerc...
30/04/2016 - Complexo de Belo Monte - Sítio Pimental, em Belo Monte, inicia geração comercial de energia
A geração foi oficializada nesta quinta-feira, 28.Projeto indica que a usina irá atender 60 milhões de pessoas em 17 estados do Brasil. Geração foi oficializada nesta quinta-feira, 28. São mais de 38,8 W somados aos 611,1 MW, fornecidos pela Casa de Força Principal.A primeira unidade geradora da Casa de Força Complementar da Usina Hidrelétrica Belo...
25/11/2015 - Complexo de Belo Monte - Ibama concede licença para operação de Belo Monte
Norte Energia recebeu autorização para encher o reservatório da usina.Empreendimento deveria ter começado a funcionar em fevereiro....
30/10/2015 - Complexo de Belo Monte - Início da operação de Belo Monte é adiado pela segunda vez
Norte Energia diz que não será possível ligar 1ª turbina em novembro.Para a Aneel, início da operação deve ocorrer em fevereiro de 2016....
19/05/2015 - Complexo de Belo Monte - Manifestantes bloqueiam acessos aos canteiros de obras de Belo Monte
Agricultores bloqueiam acesso à UHE desde às 3h desta segunda-feira (18).De acordo com a PRF, cerca de 650 pessoas participam do protesto....
24/08/2014 - Complexo de Belo Monte - MPF envia informações à Aneel sobre o cronograma de Belo Monte
O Ministério Público Federal (MPF) enviou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) um documento com informações sobre os atrasos no cronograma de obras de Belo Monte. O ofício pretende dar conhecimento a Agência de fatos que se vinculam ao pedido da concessionária e podem ser considerados para responder ao pedido feito pela Norte Energia S.A ...
07/02/2014 - Complexo de Belo Monte - Eletrobras: segurança contra raios é maior em Belo Monte
A linha de transmissão leiloada nesta sexta-feira, 07, que escoará a energia da hidrelétrica Belo Monte para a região Sudeste, é mais segura contra a incidência de raios do que outras linhas existentes no Brasil, destacou nesta sexta-feira, 07, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto....
07/02/2014 - Complexo de Belo Monte - Linhão de Belo Monte terá taxa retorno próxima a 10%
O presidente da Eletrobras, José da Costa Neto, indicou que a taxa de retorno do projeto conquistado nesta sexta-feira, 07, pela estatal, em consórcio com a chinesa State Grid, deve ficar em um dígito, mas perto dos 10%. "Hoje nas condições do Brasil, por ser uma economia mais estruturada, as condições financeiras, as garantias, fazem com que dific...
07/02/2014 - Complexo de Belo Monte - Vencedor de Belo Monte terá financiamento do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será a principal fonte de recursos do financiamento do projeto do chamado linhão de Belo Monte, estimado em aproximadamente R$ 4,5 bilhões....
16/11/2013 - Complexo de Belo Monte - Eurodeputados pressionam empresas europeias por impactos de Belo Monte
Empresas europeias envolvidas no projeto, como Andritz, Alstom e Voith, devem reconhecer sua responsabilidade e pressionar o consórcio construtor a cumprir as regras. Belo Monte foi tema de debate no Parlamento Europeu....
27/10/2013 - Complexo de Belo Monte - Justiça suspende obra de Belo Monte
As obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, serão paralisadas mais uma vez, depois de decisão tomada na tarde de ontem pelo desembargador Antônio Souza Prudente, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região. Caso não atenda a determinação judicial, o consórcio Norte Energia, responsável pela construção bilionária no Rio Xingu, pagará ...
17/09/2013 - Complexo de Belo Monte - Índios bloqueiam acesso ao canteiro de obras da Usina Belo Monte
Interdição durou cinco horas e entrada ao canteiro já foi liberada.Uma reunião está agendada com representantes do governo em Brasília....
02/09/2013 - Complexo de Belo Monte - Funai pede sanção contra Norte Energia por condicionante de Belo Monte
A Fundação Nacional do Índio (Funai) enviou ofício ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) pedindo sanções à Norte Energia por se recusar a cumprir uma das condicionantes indígenas para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. De acordo com a Funai, a recusa prejudica a os índios jurunas, do Quilômetro 17, uma das aldeias...
08/08/2013 - Complexo de Belo Monte - Escavação de Rocha da UHE Belo Monte no leito do rio Xingu é finalizada
Segundo informações do Blog Belo Monte, o Sítio Pimental cumpriu mais uma etapa importante em todo o processo da construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte: dois milhões de metros cúbicos de rocha foram escavados no leito do Rio Xingu. O trabalho, iniciado na primeira quinzena de fevereiro, foi totalmente concluído no final de julho. A notícia ...
04/06/2013 - Complexo de Belo Monte - MPF denuncia que hidrelétricas desrespeitam constituição
Índios embarcaram em dois aviões da FAB nesta terça(4) com ministro Gilberto Carvalho.(Foto: Reprodução / TV Liberal)Procuradores do PA e MT movem três ações contra Governo Federal.MPF entende que consulta deve ocorrer antes de qualquer decisão.O Ministério Público Federal do Pará denunciou nesta terça-feira (4) que diversas comunidades indígenas ...
30/05/2013 - Complexo de Belo Monte - PF: desocupação de Belo Monte não deve acontecer antes de segunda-feira
A Superintendência da Polícia Federal (PF) no Pará informou nesta quinta-feira que, mesmo que os índios que ocupam um dos canteiros da Usina Hidrelétrica de Belo Monte não deixem o local voluntariamente, dificilmente vai organizar uma operação policial de desocupação, antes da próxima segunda-feira....
30/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Trabalhadores acusam policiais de incitar operários à violência contra indígenas
Policiais prendem trabalhador no canteiro ocupado pelos indígenas Foto: Waro MundurukuTrabalhadores alojados no canteiro de obras da usina hidrelétrica Belo Monte, ocupado por indígenas desde segunda-feira, 27, acusam policiais de incitarem operários a entrarem em confronto com indígenas. Segundo relatos, alguns trabalhadores que tentavam diálogo c...
29/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Justiça determina reintegração de posse mas indígenas dizem que ficam
A Justiça Federal de Altamira determinou nesta terça-feira, 28, que seja realizada a reintegração de posse do canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, na região de Altamira (PA).Ocupada desde ontem por 170 indígenas que reinvindicam a suspensão de obras e estudos de hidrelétricas na Amazônia, o principal trecho da barragem está com os...
27/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Indígenas voltam a ocupar sítio Belo Monte, em Vitória do Xingu, PA
Índios reivindicam consulta prévia dos impactos da Usina de Belo Monte.Grupo diz que só desocupa terras após negociação com o Governo Federal.Cerca de 150 indígenas de várias etnias voltaram a ocupar, na madrugada desta segunda-feira (27), o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, na região sudoeste do Par...
14/05/2013 - Complexo de Belo Monte - CICLO DE CONFERÊNCIAS "AS HIDRELÉTRICAS...
Invertem uma ordem da Natureza e do mundo social dos povos e comunidades tradicionais", no NAEA/UFPA, a partir do dia 21/05, com programação que se estenderá por todo o segundo semestre.A primeira conferência será "Direitos e Determinantes sociais da saúde em obras de hidrelétrica", com o Procurador da República DR. FELÍCIO PONTES JR.Data: 21 de m...
09/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Índios desocupam canteiro de obras da usina Belo Monte, no Pará
Após reunião, cerca de 150 índios saíram do canteiro nesta quinta-feira, 9.Procuradoria da República e Funai participaram de negociação.Os cerca de 150 indígenas que ocupavam o principal canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu, no Pará, deixaram o local na noite desta quinta-feira (9). A retirada dos manifestantes oc...
09/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Índios e procuradores foram surpreendidos por ordem de despejo em Belo Monte, diz MPF
Os indígenas que ocupam o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica de Belo Monte desde o último dia 2, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e o MPF (Ministério Público Federal) foram "surpreendidos pela ordem de despejo", nesta quinta-feira (9), por conta da decisão de reintegração de posse emitida pelo TRF1 (Tribunal Regional Federal da 1ª região)....
08/05/2013 - Complexo de Belo Monte - "O governo perdeu o juízo", afirmam indígenas
Em resposta à demanda de diálogo apresentada ao governo pelos indígenas que ocupam o canteiro de obras de Belo Monte desde a última quinta feira, a Secretaria Geral da Presidência divulgou uma nota na qual desqualifica suas lideranças e afirma que não dialogará com os manifestantes. Estes, por sua vez, lançaram nesta terça, 7, uma quarta carta da...
06/05/2013 - Complexo de Belo Monte - Justiça Federal nega reintegração de posse em Belo Monte
O juiz federal Sergio Batista Guedes negou nesta sexta, 3, pedido de reintegração de posse do canteiro de Belo Monte, ocupado desde a ultima quinta por indígenas de oito etnias. Na ação de reintegração, impetrada pela Norte Energia, a empresa alegou que os indígenas seriam uma ameaça à segurança dos trabalhadores da usina e que haveria uma iminên...
02/05/2013 - Complexo de Belo Monte - ÍNDIOS OCUPAM CANTEIRO DE OBRA DE BELO MONTE
Cerca de 200 indígenas de oito povos da Amazônia, junto com ribeirinhos e pescadores, ocuparam o canteiro de obras de Belo Monte contra hidrelétricas (©Ruy Sposati/Cimi). ...
06/04/2013 - Complexo de Belo Monte - Ministério Público Federal pede paralisação de Belo Monte até que condicionantes sejam cumpridas
Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) entrou com ação na Justiça pedindo suspensão da licença da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades do município de Altamira, no Pará. Na ação, o MPF cobra da empresa responsável pela obra e operação da usina, a Norte Energia, o cumprimento de diversas c...
10/03/2013 - Complexo de Belo Monte - Para fortalecer a luta contra Belo Monte, caciques kayapo recusam 4,5 milhões da Eletrobras
Lideranças de 26 comunidades mebengôkre/kayapó das terras indígenas Kayapó, Badjonkôre, Menkragnoti e Las Casas, no Pará, se reuniram nos dias 4 e 5 de março na cidade de Tucumã para discutir sobre as ofertas de recursos da Eletrobrás para o povo kayapó.A luta do povo kayapó contra Belo Monte representa historicamente um dos maiores obstáculos à co...
26/11/2012 - Complexo de Belo Monte - BNDES aprova financiamento de R$22,5 bi para Belo Monte
RIO DE JANEIRO, 26 Nov (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de 22,5 bilhões de reais para a construção da hidrelétrica de Belo Monte, informou a instituição nesta segunda-feira....
12/11/2012 - Complexo de Belo Monte - Consórcio suspende obras de Belo Monte após episódios de vandalismo
Alegando questão de segurança, o Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM) anunciou hoje (12) a paralisação das obras de construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará. A empresa informou que houve vandalismo nos canteiros de trabalho no sábado (10) e ontem (11), com o registro de sete pessoas com ferimentos leves....



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
1112 Notícias


Desmatamento na Amazônia
 

Reportagem

 

NORTE ENERGIA CONTROLA FOGO NA FLORESTA PROXIMO A USINA DE BELO MONTE


Poluição
 

Reportagem

 

Governo sanciona lei que proíbe o uso de sacolas plásticas no Pará


Turismo no Xingu
 

Reportagem

 

Norte Energia e Setur assinam termo de cooperação para o turismo


Altamira
 

Reportagem

 

XINGU-RIO RECEBE LICENÇA DE OPERAÇÃO


AMATA ASSOCIE-SE
 

INSCRIÇÃO

 

CONHEÇA O ESTATUTO DA AMATA