| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1007      Atualização: 03/04/2017

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Desmatamento na Amazônia
  04/05/2009
  0 comentário(s)


Operação Arco Verde tem apoio das 16 prefeituras envolvidas
A regularização fundiária, um dos principais objetivos da Operação Arco Verde, será uma das medidas de maior impacto na economia do Pará. A afirmação partiu de prefeitos dos municípios paraenses que integram a lista dos que mais derrubaram a floresta, divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente. Eles se reuniram na tarde desta segunda-feira (4), em Belém, para discutir o apoio à operação, que será lançada no período de 10 a 12 de junho próximo, em Marabá.
Operação Arco Verde tem apoio das 16 prefeituras envolvidas

O prefeito de Dom Eliseu, Joaquim Nogueira Neto, disse que a pressão econômica sobre os recursos florestais para a produção de carvão, por exemplo, é grande, e que nem sempre o município tem condições de enfrentar esse ilícito, já que a atividade muitas vezes é totalmente irregular. Ele acredita que a regularização fundiária possibilitará ao proprietário do imóvel responder por qualquer atividade ou dano que ocorra na propriedade.

Ao abrir a reunião, a governadora Ana Júlia Carepa afirmou aos presentes que não é mais possível conviver com a ilegalidade ambiental, seja pela cobrança legítima de instituições como o Ministério Público, como pelas cobranças da sociedade, que clama pela preservação da floresta, pelos serviços ambientais que o bioma Amazônia presta à humanidade.

A governadora explicou aos prefeitos que seu governo vai apoiar o redirecionamento da economia desses municípios, que viviam da exploração ilegal da madeira, com incentivos a programa de reflorestamento, de restauração de áreas degradadas e recuperação de reserva legal com o plantio de espécies de valor comercial. "Estamos levando a esses municípios uma ação proativa, de curto, médio e longo prazos, pois queremos tirar o Pará da lista dos Estados que mais desmatam na Amazônia", enfatizou.

Além do prefeito de Dom Eliseu, participaram da reunião os prefeitos Vilmar Farias Valim (de Cumaru do Norte), Maurino Magalhães (Marabá) e Gilberto Sufredini (Tailândia), e Paulo Tocantins (vice-prefeito de Paragominas). Os prefeitos de Santana do Araguaia e Itupiranga mandaram representantes.

Dezesseis municípios paraenses integram a lista dos que mais desmataram no Pará. São eles Altamira, Brasil Novo, Novo Progresso, Novo Repartimento, Pacajá, Rondon do Pará, Santa Maria das Barreiras, São Félix do Xingu e Ulianópolis, além dos municípios representados.
Redirecionamento - O presidente da Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep), Hélder Barbalho, prefeito de Ananindeua, considera importante que haja atividades que redirecionem a economia dos municípios, gerando emprego e renda, "pois se for para reconstruir um novo ciclo econômico, muitas cidades vão entrar em colapso".

O subchefe para Assuntos Federativos da Presidência da República, Alexandre Padilha, destacou que uma das determinações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é que as alternativas econômicas levadas aos municípios não incluam apenas os que atuam na atividade madeireira, mas todos os segmentos sociais. Por isso, acrescentou, foram envolvidos 12 ministérios e os três bancos federais - Banco do Brasil, Caixa Econômica e Banco da Amazônia -, que apoiarão essa mudança no perfil econômico dos municípios. "Os prefeitos têm papel fundamental nessa mudança, pois são eles que vão mobilizar os agentes locais para promover essas mudanças", acrescentou Padilha.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega, coordenador estadual da operação, disse aos prefeitos que a Operação Arco Verde deve ser encarada não como uma compensação pelo resultado da Operação Arco de Fogo, que afetou a economia nos municípios, mas como uma oportunidade, já que estarão sendo olhados de forma diferenciada pelo Governo Federal. Os 16 municípios serão os primeiros atendidos pela regularização fundiária, que será implementada por meio do programa Terra Legal, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Terra Legal - O programa de regularização fundiária será anunciado durante o Mutirão Arco Verde, mas terá continuidade com o cadastramento das propriedades assentadas em áreas pertencentes à União. Além da titulação de posses legais, o Terra Legal vai regularizar e consolidar assentamentos que ainda não foram autorizados.
Valmir Ortega apresentou aos prefeitos a estrutura do mutirão, que contará com a presença de ministros, secretários de Estado e uma ampla programação, incluindo palestras, capacitação, feira e exposição, e atividades culturais. Também serão ofertados serviços como emissão de documentos diversos. Cada município vai receber uma patrulha mecanizada, e alguns deles receberão ônibus escolar e unidades demonstrativas da Embrapa.
O Ministério do Meio Ambiente anunciará a criação da linha de financiamento denominada Cartão Verde, que financiará produtores da agricultura familiar na recuperação de seus passivos ambientais. Esse subsídio está associado ao programa 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia, já que os produtores serão incentivados a plantar espécies comerciais e, no futuro, poderão agregar renda a essa atividade.
Perfil social - A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Eutália Barbosa, anunciou que a secretaria coordenará a realização de um diagnóstico para identificar o perfil social das pessoas atingidas diretamente pelo fechamento de empreendimentos que atuam na ilegalidade.
Ela destacou que a medida é necessária porque essas pessoas são duplamente penalizadas: se submetem a qualquer tipo de trabalho e, quando a atividade é interditada, não conseguem ter acesso aos benefícios sociais, como seguro-desemprego. "Esse público precisa ser olhado com prioridade, para que não sejam vistos apenas nas situações emergenciais, mas que possam ser incluídos na sustentabilidade do município", enfatizou.
Os prefeitos presentes e os representantes de municípios se comprometeram a apoiar o mutirão da Operação Arco Verde. Cada um indicou um interlocutor e a próxima reunião de trabalho será na próxima quinta-feira (7), na sede da Sema, em Belém. Depois de Marabá, a operação seguirá para Tailândia, Paragominas e Novo Progresso. O calendário dos demais municípios será definido posteriormente.



  Mais notícias da seção Reportagem no caderno Desmatamento na Amazônia
30/06/2016 - Reportagem - PF deflagra Rios Voadores contra desmatamento e grilagem de terras públicas
A Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Receita Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deflagraram na manhã desta quinta-feira, 30, no distrito de Castelo dos Sonhos-Altamira e de Novo Progresso, no Pará, em São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a Operação Rios Voad...
04/11/2015 - Reportagem - UE vai apoiar combate ao desmatamento da Amazônia
Desmatamento: o Brasil pode ser um dos beneficiados do fundo de 500 milhões de euros que a UE criou para financiar projetos de preservação florestal em países em desenvolvimento até 2020, em Altamira, o PDRS xingu poderá apresentar projetos que possam ser apoiados pelo fundo....
04/11/2015 - Reportagem - UE vai apoiar combate ao desmatamento da Amazônia
Desmatamento: o Brasil pode ser um dos beneficiados do fundo de 500 milhões de euros que a UE criou para financiar projetos de preservação florestal em países em desenvolvimento até 2020, em Altamira, o PDRS xingu poderá apresentar projetos que possam ser apoiados pelo fundo....
02/10/2015 - Reportagem - Desmatamento em reserva indígena leva nove à prisão no Pará
Flagrante ocorreu na terra indígena Cachoeira Seca. Detidos são parte menor de quadrilha que extrai madeira ilegalmente e vende para o exterior....
02/10/2015 - Reportagem - Desmatamento em reserva indígena leva nove à prisão no Pará
Flagrante ocorreu na terra indígena Cachoeira Seca. Detidos são parte menor de quadrilha que extrai madeira ilegalmente e vende para o exterior....
24/06/2015 - Reportagem - Desmate na Amazônia cresce 110%
O desmatamento da Amazônia Legal em maio de 2015 aumentou 110% em relação ao que foi verificado em maio do ano anterior, de acordo com o monitoramento não oficial produzido pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)....
25/02/2015 - Reportagem - Maior grileiro da Amazônia pode pegar 46 anos de prisão
Ezequiel Antônio Castanha (centro), acusado de liderar uma quadrilha que desmatou milhares de quilômetros quadrados de floresta amazônica, é preso em operação conjunta do Ibama, da Polícia Federal e com apoio da Força de Segurança Nacional...
16/04/2014 - Reportagem - Terra indígena recebe ação do Ibama contra o desmatamento ilegal
Com apoio da Funai e agentes da PF, fiscalização nas cidades de Uruará e Placas resultou em R$ 7,5 milhões em multas...
03/05/2013 - Reportagem - Finalmente uma boa noticia!
A União Europeia decidiu proibir a entrada de madeira e produtos de madeira que possam estar ligados a desmatamento e ilegalidades. Importadores europeus vão solicitar aos fornecedores uma série de documentos que comprovem a origem da mercadoria e a legalidade de sua cadeia de produção....
03/05/2013 - Reportagem - Brasil Novo, na região do Xingu, adere ao Programa Municípios Verdes
O município de Brasil Novo, na região do Xingu, oficializou sua adesão, na sexta-feira (19), ao Programa Municípios Verdes (PMV), lançado em 2011 pelo governo do Pará. A adesão foi firmada com a assinatura do Pacto de Combate e Controle do Desmatamento e Regularização Ambiental, pela prefeita Marina Sperotto. O evento contou com a participação de v...
03/05/2013 - Reportagem - Brasil Novo (PA) quer sair da lista dos maiores desmatadores da Amazônia
O produtor rural Dinamar Guerra de Almeida recebe o Cadastro Ambiental Rural, o primeiro a ser entregue em Brasil Novo " PA,Na última sexta-feira, 19/4, a Secretaria do Meio Ambiente do município paraense de Brasil Novo assinou, com produtores, sindicatos, sociedade civil e representantes municipais, o pacto de combate e controle do desmatamento e...
27/11/2012 - Reportagem - Desmatamento na Amazônia registra a menor taxa histórica
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou nesta terça-feira que o desmatamento na Amazônia atingiu 4.656 km2 entre 2011 e 2012, a menor taxa anual desde que tiveram início os registros oficiais de destruição da floresta. Isso representa uma área equivalente a mais de três vezes o tamanho da cidade São Paulo....
25/09/2012 - Reportagem - Congresso sentencia fim das florestas
Com apenas três votos contrários, a Medida Provisória do Código Florestal, peça faltante no quebra-cabeças da nova legislação, foi aprovada hoje no plenário do Senado Federal. O resultado é a liberação de ainda mais áreas de floresta para novos desmatamentos e anistia a criminosos ambientais....
27/08/2012 - Reportagem - Operação combate desmatamentos em região crítica no Pará
Agentes interromperam 30 desmatamentos no sudoeste e oeste do estado.Trabalhadores em situação análoga à escravidão também foram resgatados....
05/05/2011 - Reportagem - Votação do Código Florestal é adiada para a próxima terça-feira
Brasília - A votação do Código Florestal, prevista para hoje (4), só deverá ocorrer na terça-feira (10) da próxima semana. Líderes partidários da base aliada, reunidos com os ministros da Agricultura, Wagner Rossi, do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio, resolveram adiar a votação para permitir chegar-se a u...
09/02/2011 - Reportagem - Taiwanês é preso com madeira ilegal em Altamira (PA)
Um empresário taiwanês foi preso em flagrante hoje, em Altamira (777 km de Belém), sob suspeita de armazenar madeira ilegal.A prisão foi feita pela operação Arco de Fogo, que reúne fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e homens da Polícia Federal e da Força Nacional....
23/12/2010 - Reportagem - Kátia Abreu ganha o prêmio Motosserra de Ouro
Entrega do galardão ficou por conta de uma ativista dos direitos indígenas da Amazônia no lobby do hotel em que a senadora estava hospedada em Cancún, no México.Kátia Abreu foi reconhecida "por sua luta incansável pelo esfacelamento da lei que protege as florestas do Brasil"....
08/11/2010 - Reportagem - Mais de 70% do desmatamento amazônico vira lixo
Nada de móveis, portas ou cabos de vassoura. De cada dez árvores derrubadas na região amazônica, sete vão para a lata do lixo. De acordo com estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a maior parte da madeira é simplesmente descartada como resíduo. ...
05/11/2010 - Reportagem - Desmatamento na Amazônia mantém tendência de queda, segundo Imazon
Em setembro de 2010, a Amazônia perdeu 170 quilômetros quadrados (km²) de floresta, de acordo com os números do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), divulgados hoje (3) pela organização não governamental (ONG) Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). O ritmo de derrubada foi 21% menor que o registrado pelos satélites em sete...
08/10/2010 - Reportagem - Amazônia teve 265,1 km² desmatados em agosto, aponta Inpe; área corresponde a 24 mil campos de futebol
Os pontos amarelos representam as áreas desmatadas; a mancha rosa corresponde ao território encoberto por nuvens, que não pôde ser analisadoO desmatamento da Amazônia Legal Brasileira em agosto foi de 265,1 km², segundo apontou o sistema Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A área corr...
21/07/2010 - Reportagem - Satélites revelam papel da soja no desmatamento da Amazônia
Área desmatada dentro de fazenda de soja.Ferramenta permite ampliação da área monitorada. Relatório indica a presença de soja em 6.295 hectares que foram desmatados após julho de 2006....
17/07/2010 - Reportagem - Estudo britânico mostra que exploração ilegal de madeira caiu nos últimos 10 anos
Um estudo realizado pelo instituto britânico Chatham House, divulgado nesta quinta (15.07), mostra que a exploração ilegal de madeira teve queda significativamente na última década. Entre Brasil, Camarões e Indonésia, principais fornecedores de madeira do mundo, a queda foi de até 75%....
28/06/2010 - Reportagem - Imazon detecta 161 km² de desmatamento em dois meses na Amazônia
Levantamento divulgado neste domingo (27) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que faz um monitoramento independente do desmatamento, aponta que em abril e maio de 2010 foram devastados 161 km² de floresta amazônica " o equivalente a mais de cem vezes a área do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. ...
13/11/2009 - Reportagem - Amazônia atinge menor taxa de desmatamento dos últimos 21 anos
Brasília - No período entre agosto de 2008 e junho de 2009, a área desmatada na Amazônia caiu 45% - a menor taxa anual de desmate já registrada desde o início da medição, em 1988. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (12) pelo governo federal, em solenidade em Brasília, da qual participaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Est...
15/09/2009 - Reportagem - Greenpeace faz protesto em sete capitais
Praças, ruas e outros pontos movimentados de sete capitais brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e Manaus) serão ocupados hoje (15) por ativistas em defesa do meio ambiente. A ação faz parte de uma mobilização nacional emplacada pela organização não governamental (ONG) Greenpeace como forma de protes...
30/08/2009 - Reportagem - Floresta Amazônica registra recuperação de 20% da área derrubada
O primeiro mapa da regeneração florestal na Amazônia traz uma notícia boa e outra má. A boa é que 20% de tudo o que foi desmatado na região entre 1988 e 2007 se recuperou, formando matas secundárias (capoeiras). A má é que essas matas secundárias têm meia-vida curta: em menos de cinco anos metade da área regenerada volta a virar lavoura e pasto. ...
20/08/2009 - Reportagem - Sipam inicia monitoramento dos desmatadores
O Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), vinculado à Casa Civil da Presidência da República, começou essa semana o monitoramento dos 43 municípios da Amazônia Legal, prioritários para as ações de prevenção e combate ao desmatamento, conforme a Portaria 102, de março de 2009, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Serão 816 mil quilômetros quadrado...
04/08/2009 - Reportagem - Sistema de alerta DETER aponta 578 km2 de desmatamento na Amazônia em junho
No último mês de junho, o sistema de alerta DETER apontou 578 km2 de áreas em processo de desmatamento na Amazônia Legal. Deste total, 330 km2 foram detectados no Pará e 181 km2, no Mato Grosso.O DETER é o sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) usado para mapear tanto áreas de corte raso, quando os satélites detectam a completa...
04/08/2009 - Reportagem - BNDES não se compromete com o fim do desmatamento na Amazônia
Medidas estipulam prazos muito longos para o setor pecuário cumprir a lei O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou no mes passado sua nova política de exigências para a concessão de financiamento ao setor pecuário, com medidas para frigoríficos, pecuaristas e poder público. Apesar de conter pontos positivos, as medidas ...



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu