| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1012      Atualização: 08/06/2017

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Castelo de Sonhos

  03/06/2010
  0 comentário(s)


DOUGLAS ARAUJO ENTREVISTA GOVERNADOR DO MATO GROSSO

O Governador do Mato Grosso Blairo Maggi, visita Castelo de Sonhos e dá entrevista ao Reporter Douglas Araujo, veja na íntegra.....

DOUGLAS ARAUJO ENTREVISTA GOVERNADOR DO MATO GROSSO
Douglas:
Qual a importância da visita em companhia de Antonio Carlos Pagot, secretário do DNIT, o Sr esteve em companhia com o governador e falaram sobre toda a demanda, que até 2011 será asfaltada a BR 163?

Blairo Maggi:
Ha 12 anos atrás, eu passei aqui nessa região com um grupo de produtores de MT e 78 caminhões carregados de soja e fomos até Miritituba, foi uma aventura bastante grande naquela época e nós desde então começamos a trabalhar mais firme e com mais determinação, pra gente fazer com que essa estrada tornasse uma realidade. Mas antes de chegar nesse período eu sempre tive na cabeça de mato-grossense, de ver a estrada pronta pra escoar nossos produtos, soja, algodão, milho, bovinos, suínos, aves que nós produzimos muito. Mas andando por aqui naquela época eu percebi que toda a estrada tinha mais coisas do que simplesmente exportar cargas, porque aqui viviam milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de fazer curso, de melhorar a sua vida, porque não tinham como sair daqui, não tinha como escoar. Muitos aqui jogaram fora a sua juventude, perderam seus filhos, com malária, como essas que na época não tinha nenhum hospital, hoje ainda também tem grande dificuldade, então, vendo tudo isso começamos a trabalhar muito pra transformar isso em uma realidade. Fui eleito governador dois mandatos no estado do MT, trabalhamos muito pra isso, mas agora nesse segundo mandato também do presidente Lula, num acordo político que nós fizemos e com a indicação do Luis Antonio Pagot, para a Coordenação Geral do Dnit, foi possível fazer com que o desejo dos Mato-grossenses e a necessidade dos Paraenses e a determinação política do presidente Lula, de sair simplesmente da vontade pra prática, foi trabalhando muito com as licenças ambientais, ainda temos alguns problemas, mas a BR 163 hoje é uma realidade, eu estou vindo de carro desde Cuiabá, aqui dentro do Pará até Guarantã,está praticamente pronta a estrada na sua divisa, mas todos os trechos estão sendo trabalhados, aqueles que não estão trabalhando, agora dia 11 começam a trabalhar, então eu diria o seguinte, que essa fase ruim, e negra que essa região viveu de desalento, de não ter quem olhasse pra eles, está chegando ao final, muito mais próximo de resolver e eu acho que vai ser muito bom pra economia brasileira, pro povo que vive aqui, e principalmente pro Brasil, resgatar o compromisso que o governo fez na época da década de 70, quando trouxe milhares de pessoas, jogou aqui nessa região e falou: olha, eu vou construir uma estrada pra vocês, virou as costas, não fez nada e deixou todo mundo aqui "a ver navios", então, o governo brasileiro ele acaba resgatando um compromisso que fez com a população, e eu me sinto feliz, também, de poder participar desse movimento, não só agora, mais a anos atrás também.


Douglas Araujo:
O Sr deixou o governo em "lua de mel", tanto o governo federal quanto o governo estadual, ficou tudo tranqüilo. Essa promessa de até 2011 Luis Antonio Pagot entregar a 163 em "blocos" como foi noticiado na imprensa, será possível, na sua opinião?


Blairo Maggi:
Eu creio que sim, as empresas que estão aí, que eu conheço praticamente todas que estão aqui, elas são empresas muito boas, mas empresa boa, faz obra se tem dinheiro e Luis Antonio Pagot disse o seguinte pra gente: o recurso para a BR 163 está reservado, o presidente Lula já colocou isso aqui no PAC, não há problema nenhum, então, o que nós temos que fazer? Nós temos que acelerar a construção, nós temos que entusiasmar as empreiteiras estão ai, porque quanto mais rápido eles trabalharem mais rápido vão receber o dinheiro, e agente vai virar obra própria, então, é isso que nós desejamos e queremos.


Douglas:
O quadro político hoje do MT , a perseguição da policia federal, algumas coisas que vem acontecendo que é do seu conhecimento, ainda ontem em Sinop, o governador em exercício Silval Barbosa recebeu várias cartas de abuso de autoridade por exemplo, da policia federal, isso não vem enterrar alguns projetos que tem ainda o governo do estado, para realizar na BR 163?


Blairo Maggi: nós lamentamos muito o ocorrido, e o TRF que é o órgão acima do Juiz Federal da região de MT, já mandou liberar todo mundo. O problema é que a policia federal, a justiça federal e o ministério público federal, teem algumas idéias diferentes das questões ambientais. Eu sofri muito já no estado de MT por isso. A legislação ambiental ela é muito complexa, é cheia de normas, de regras, de portarias, e eles tem aquele método diferente dos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de MT, e vira e mexe eles vem com essas operações que não levam em absolutamente nada, só cria intranqüilidade, gera desconfiança e os passos que o governo deu na construção de um novo modelo ambiental no estado de MT eles são voltados pra trás por algum tempo. Nós temos que acabar com isso, eu tenho defendido muito porque na questão do pacto federativo, essas questões ambientais tem que ser dado ou ao Estado ou a União o poder de cuidar e legislar, não podemos mais ficar nessa questão da legislação concorrente, é o governo do Estado, é o governo Federal, é o município, aí vem a Justiça federal, justiça estadual, ministério publico federal, ministério publico estadual, policia federal, policia civil, policia militar, uma confusão que ninguém entende.


Douglas: Sexta feira agora haverá mais uma operação?

Blairo Maggi:
Não, não creio, é que se cria um terrorismo no sentido: ah, vai haver mais uma operação e "mais isso e mais aquilo", o Estado de MT vive um momento de regime democrático de absoluta tranqüilidade, a ultima operação grande que tivemos de questão ambiental foi 2005, onde, depois disso o governo chamou a sociedade e disse: olha, nós temos que andar nesse caminho, nessa direção. Construímos um programa novo chamado "MP Legal" onde os produtores estão vindo para esse programa. Agora, dizem eles que tem 60 planos de manejo, que tem problema, ora, se tem 60, nós temos mais de seis mil, e daí como é que se pode dizer que simplesmente 60 pessoas que fizeram coisa errada e eu tenho certeza, que na hora de apurar, isso não vai achar seis que tem problema. E aí vem jogar a imagem de um estado, a imagem do setor produtivo, lixo abaixo, rio abaixo, porque eles acham que não estão certo, não é assim, quer fiscalizar, fiscalize, quer investigar, fiscalize, mas não vai fazer essas operações "espetaculares" pra sair na mídia, pra dizer que perdeu mais gente. Onde é que já se viu dizer que tem uma quadrilha de 91 pessoas. Eu fui visitar o meu ex secretário que foi preso, tem gente lá que nunca se viu, nem se conhece, nem sabe o que "ta" acontecendo, então é muito ruim isso, eu acho que o Brasil tem que mudar essas questões. Por exemplo, ontem, na cidade de Sinop, um juiz estadual que não tem nada a ver com o caso, foi lá no presídio onde estavam presos os empresários dos servidores públicos e mandou raspar a cabeça das pessoas. Onde é que nós estamos, nem na ditadura tinha um negócio desses. Estamos vivendo um estado de policia policialesco e que nós temos que reagir contra, não vamos simplesmente aceitar esse tipo de situação. O estado do MT anda no caminho da legalidade, quer trilhar no caminho da legalidade e não aceita esses atos arbitrários.


Douglas: Eu acompanho sempre os noticiários do Sr como mega empresário da soja e também o Sr tem o titulo de "O maior devastador da Amazônia", esse titulo cabe ao Sr?


Blairo Maggi:
De forma nenhuma, eu tenho minhas atividades agrícolas, quando falam isso de mim, estão se referindo ao Estado de MT. O Estado de MT por muitos anos foi um Estado que abriu muito, ele tem uma capacidade muito grande de produção, só que todo mundo se esquece de ver o seguinte: MT tem 64% do seu território, igual Deus fez, somando, deixando o Pará de fora que vocês são muito grandes, mas sempre soma, Rondônia, Acre, Amapá, Roraima, nem a somatória das florestas que eles tem daria a floresta que o Estado de MT tem. Nós produzimos soja, somos o maior produtor de soja do país, somos a indústria de etanol boa, somos os maiores produtores de algodão e segundo maior produtor de milho, com 8% do território em atividades agrícolas, mas que devastação é essa? O que nós temos que defender é que nós temos que produzir alimentos, vocês aqui em Castelo não produzem óleo de soja, vocês muito pouco produzem arroz e precisam comer de onde vem isso? Tem que vir da terra, de algum lugar, então, eu defendo esse lado, se, tem que preservar, tem que preservar. Mas tem que produzir também. O caminho é achar o meio termo, o bom senso, conservação com produção e é isso que o MT faz muito bem, usamos apenas 8% do território, por ser o maior produtor agrícola do país, se isso é ser devastador, então, eu não sei o que é preservar, eu acho que simplesmente dizer assim: vamos cuidar da floresta, vamos preservar isso, preservar aquilo e deixar as pessoas passar fome, também não é justo, não é justo sacrificar as pessoas que vivem hoje, em nome de gerações futuras que a gente nem conhece, temos que preservar pro futuro? Claro que temos. Mas nós também temos o direito de produzir, de comer, de viver bem, de se vestir, de ter um estado e um país que tem renda, não se tem renda, se não se tem produção, essa que é a verdade e muita gente não consegue entender isso.



Douglas: O que representa a BR 163 pro Sr:


Blairo Maggi:
Pra mim, representa um impulso muito grande na economia do Estado de MT, milhares e milhares de hectares que já estão abertos e que não produzem porque não conseguem sair pro Sul com essa mercadoria e representa pra vocês aqui do Pará, dessa região a "Redenção", como eu disse antes, representa inclusive para o governo federal, resgatar um compromisso que ele fez na década de 70 com o povo que veio pra cá.


Douglas: Na década de 70, como o Sr colocou, o governo chamou o pessoal pra BR 163 para integrar para não entregar, hoje eles são tratados como bandidos, como o Sr ver essa situação?

Blairo Maggi:
A tua palavra ta correta, quer dizer, veio pra cá, foram chamados, foi dito a eles para o projeto nacional, foi dito a eles como deveria ser feito a ocupação: comecem a derrubar as suas áreas, se você não derrubar, você perde e começa nas águas, pra acabar com a malária e acabar com as doenças tropicais que tinha, as coisas mudaram e eu concordo que elas mudem, o mundo inteiro mudou, eu também mudei, nós temos que mudar, não podemos criminalizar aqueles que jogaram numa regra diferente, temos que fazer inclusive as mudanças e fazer a correção das coisas que estão erradas, de fazer a re-vegetação das águas que foram dos córregos, temos que fazer? Claro que temos, eu já "to" fazendo nas minhas propriedades, mas eu tenho recurso financeiro pra fazer e aqueles que não tem, vão ser colocados na cadeia porque fizeram aquilo que o governo disse a eles anos atrás pra fazer? Não, precisa ser dado tempo, ser dado crédito aos subsidiários criar as condições pra isso, o problema é que as pessoas querem o resultado pra "amanhã" e pra "amanhã" não dá, tem que ser pra "depois de amanhã", tem que ser com algum tempo, então eu defendo, mais uma vez, preservação, conservação aliado ao desenvolvimento, pra mim, em primeiro lugar "ta" o cidadão, "ta" o homem e o homem só vem em primeiro lugar se ele tiver como produzir, como sustentar seus próprios filhos, como botar comida na mesa pelos seus próprios trabalhos, pelo seu próprio braço. Programa Bolsa Família é bom? É muito bom , eu gosto, mas tenho certeza que aqueles que estão no programa hoje, não gostariam de está amanhã, gostariam de poder com seu próprio suor, tratar da sua própria família e isso precisa ocupar terra, precisa fazer produção agrícola e movimento industrial, políticas de assentamento, não sou contra assentamento, eu acho que todos tem que ter um direito a terra, o país é imenso, 61% do nosso território é amazônico, nós viemos aqui com apenas 27 milhões de habitantes, dentro desse território cabe a Europa inteira e nos criticam todos os dias como se nós fossemos bandidos, como você disse, as pessoas vieram pra cá pra ocupar, pra não entregar essa Amazônia pros outros, agora todo mundo virou bandido? Não, eu não concordo com isso.


Douglas: o Sr deixou o PPS para o PR, pela situação política ou por uma questão pessoal?

Blairo Maggi:
Eu deixei por uma questão política, na época o meu presidente, hoje é presidente ainda do PPS, ele não concordou com a minha posição de defender a candidatura do Presidente Lula pro segundo turno em 2006, isso depois de nós termos aprovado em convenção do nosso partido, na época o PPS, que todos os Estados estariam livres para apoiar quem quisesse claro, se eu to livre eu posso apoiar quem eu quero, eu fui apoiar o Presidente Lula até porque tínhamos um grande entendimento político de desenvolvimento regional e local, depois ele não aceitou e ameaça expulsar, bom, antes que me expulsem eu vou embora, não há problema nenhum, aonde eu não sou bem visto, aonde eu não sou querido, eu não vou, foi o que aconteceu, fui pra outro grupo político, outro partido, estou ajudando compor esse partido e to muito feliz, muito contente no arco de aliança que me encontro nesse momento, tenho o respeito do Presidente da Republica, da nossa candidata Ministra Dilma, que nós vamos trabalhar muito pra que ela seja a nossa presidente, o país não pode perder o ritmo do crescimento e desenvolvimento que ta vindo e eu lamento que o Roberto Freire jogou fora um grande partido que tava sendo construído com o governador de Rondônia, governador do Amazonas, governador de MT, senadores, deputados estaduais, federais, centenas de prefeitos, jogou tudo fora por uma teimosia, quem perdeu foi o PPS.


Douglas: Qual a mensagem que o Sr deixa hoje pra esse povo sofrido e esquecido pelo Estado e pelo governo Federal?


Blairo Maggi:
Bom, a minha mensagem que eu deixo é de que nós devemos ser otimistas, eu sei que o sofrimento é grande, a desesperança as vezes toma conta das pessoas, mas nós devemos ser otimistas, estamos muito mais próximos de resolver os problemas que pareciam insolúveis o que era no passado e aqui eu quero deixar um "compromisso" com o povo de Castelo de Sonhos, quando eu passei aqui a 12 anos atrás eu, que tinha um pensamento de só ter a estrada pra transportar grãos, percebi que não, que nós tínhamos que fazer a estrada pra resgatar a cidadania das pessoas e vou disputar uma das vagas no Senado Federal no meu estado, são duas vagas como o Pará tem também e eu vou trabalhar muito pra ser eleito Senador, uma vez eleito Senador eu vou trabalhar pela questão das emancipações dos municípios como esse. Não é possível que um distrito a mil e cem quilômetros da sede, o que vocês tem aqui? Vocês não tem absolutamente nada, a prefeita que é a prefeita desse imenso município, Odileida Sampaio, que é quase presidente do Uruguai, porque esse território é do tamanho do Uruguai, ela não tem condições, por mais boa vontade, eu nem a conheço, mas duvido que por mais boa vontade que ela tenha que ela tenha condições de fazer os enfrentamentos que tem, então esse município tem que surgir, ele tem que aparecer, porque vai vir FPM, vai vir verbas estaduais, os deputados vão colocar emendas aqui e precisam fazer um município, uma cidade, não só esse, tantos outros que precisam ser feitos com muita rapidez, com muita consciência, com muita tranqüilidade, as pessoas aqui já sofreram demais e sabem o que querem, querem um município pra poderem votar no seu prefeito, nos seus vereadores e dizer: olha, o nosso caminho é esse, o que nós queremos e desejamos é isso, e dizer por vocês aqui no Pará, também no MT nós temos isso, não a 1.100 km, mas a 400 km, 300 km, nós temos municípios iguais e que tem condições tranqüilo como tem Castelo de Sonhos de ser emancipado. Então eu quero deixar aqui o meu compromisso, uma vez eleito Senador da Republica, eu não me esquecerei dessa nossa entrevista, desse nosso momento, dessa reunião que estou participando porque fica um compromisso de poder ajudar.


Douglas: o Sr falou que é pré-candidato ao Senado, eu gostaria que o Sr me falasse, como o Sr ver hoje o cenário político de MT?

Blairo Maggi:
Muito favorável hoje ao meu substituto, ao que me sucedeu, Silval Barbosa, pra que ele vá disputar a reeleição, hoje ele lidera todas as pesquisas das intenções de votos, no Estado de MT chegando a 38%, colocando mais 10 pontos já no segundo colocado, então ele tem todas as condições de se eleger nosso governador, nós temos condições de fazer dois senadores, tanto eu quanto o amigo, deputado Abicalil, que é o do PT que vai me acompanhar na chapa e fazermos a grande maioria dos deputados federais e estaduais, a base do nosso estado, as prefeituras, dos 141 municípios, acho que 135 apóiam esse projeto, tem compromisso com esse grupo político. Nós fizemos um governo de 8 anos que não discriminamos nenhum município, nem os que são contrários politicamente, não discriminamos, todos receberam atenção do Estado , receberam asfalto na cidade, máquinas rodoviárias pra fazer suas estradas, consórcio rodoviário, saúde, educação e atenção, todos receberam, portanto o estado de MT vive um momento muito interessante politicamente e eu acho que nós vamos conseguir vencer essas eleições, eu não sei se com tranqüilidade, mas o importante é que nós vamos vencer as eleições.
  Autor:   Douglas Araujo


  Mais notícias da seção Reportagem no caderno Castelo de Sonhos
22/05/2014 - Reportagem - Ibama apreende maquinário e impede desmate em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira.
O Ibama interrompeu nesta quinta-feira (19/05) uma frente de desmatamento da floresta amazônica em Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira, no sudoeste do Pará. Cerca de 400 hectares de mata já haviam sido danificados pela exploração ilegal de madeira quando os fiscais chegaram ao local. ...
11/12/2012 - Reportagem - ALDO BOAVENTURA É DIPLOMADO COMO VEREADOR
O Vereador eleito para o exercício 2013/2016 ALDO BOAVENTURA, representante do Distrito de Castelo de Sonhos, foi diplomado na manhã dessa terça feira em solenidade realizada no Centro Empresarial de Altamira....
11/12/2012 - Reportagem - ALDO BOAVENTURA É DIPLOMADO COMO VEREADOR
O Vereador eleito para o exercício 2013/2016 ALDO BOAVENTURA, representante do Distrito de Castelo de Sonhos, foi diplomado na manhã dessa terça feira em solenidade realizada no Centro Empresarial de Altamira....
11/09/2012 - Reportagem - Presos por invasão de delegacia e linchamento já estão em presídio
Já estão no Centro de Recuperação Regional em Itaituba as nove pessoas presas por envolvimento na invasão à delegacia de Castelo dos Sonhos...
27/08/2012 - Reportagem - Agricultor é linchado após cometer assassinato de seu próprio enteado em Castelo de Sonhos
Embreagado, degola filho após matar cachorro, uma galinha, bebe o sangue e depois degola filho de quatro anos, destruiu moveis, eletrodomésticos e ameaçou de morte os vizinhos....
04/07/2012 - Reportagem - ASSALTO MÃO ARMADA EM RESIDÊNCIA NO DISTRITO DE CASTELO DE SONHOS
Distrito de Castelo de Sonhos-PA, na BR 163 deixou de ser um lugar tranqüilo onde as pessoas podiam viver tranquilas, com suas portas abertas, o asfalto da BR 163 sentido Cuiaba/Santarem, trouxe muito mais problemas do que qualidade de vida, além de todos os acidentes de transito, mortes e falta de atendimento de saúde, por não ter hospitais, ag...
08/04/2012 - Reportagem - Ministra Izabella Teixeira, do MMA, promete agilizar estudo para resolver problemas de assentados em Unidades de Conservação, no Oeste do Pará.
Atendendo a um pedido do deputado Zé Geraldo PT/PA, a ministra Izabella Teixeira, do Ministério do Meio Ambiente, reuniu-se, na tarde do dia 23/11, com lideranças dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Aveiro e Belterra, alem das localidades de Castelo dos Sonhos e Cachoeira da Serra, para tratar da situação de mais de 1.200 famílias que vivem ...
03/03/2012 - Reportagem - BR 163 faz mais uma vitima fatal
Na noite desta quinta feira por volta das 10:30 hs, mais um acidente fatal aconteceu na rodovia BR 163.Nossa equipe de reportagem estava acompanhando o movimento que interditou a BR 163 pedindo melhorias no transito para que reduza o alto índice de acidentes que vem acontecendo nessa região após a conclusão de parte do asfalto....
25/02/2012 - Reportagem - Acidente fatal em Castelo de Sonhos
Fiorino placa CWN 5699, capota e causa morte do motorista. Em acidente na BR163 em Castlo dos Sonhos...
03/01/2011 - Reportagem - Jatene assume o Governo do Pará
A posse aconteceu no dia 1 às 7 horas da manhã com uma missa, na catedral de BELEM, em seguida o governador se dirigiu para uma sala da assembléia legislativa do estado do PA, onde ficou com alguns amigos esperando a solenidade, que se iniciava no salão principal da assembléia , presidida pelo presidente Deputado Domingos Juvenil , entre os convi...
06/09/2010 - Reportagem - PRODUTOR RURAL TEM FESTA EM CASTELO DE SONHOS
Neste domingo, em Castelo de Sonhos, teve inicio a 2ª Festa do Produtor Rural Boi no Rolete, o evento contou com a presença de várias autoridades entre, a Governadora Ana Julia, secretario do meio Ambiente Anibal Picanço e secretario extraordinário do MDA Carlos Guedes....
04/06/2010 - Reportagem - DOUGLAS ENTREVISTA DIRETOR DO DENIT EM CASTELO DOS SONHOS
Em visita as obras da BR 163 o secretário Luis Antonio Pagot em sua comitiva esteve em Castelo de Sonhos onde esteve reunido com várias lideranças locais , Estaduais e Federal, em uma recepção calorosa e de compromisso com a comunidade.Concedeu ao repórter Douglas Araújo uma entrevista exclusiva com relação a caravana de inspeção da...
29/05/2010 - Reportagem - 27 de maio - marco histórico para Castelo de Sonhos e região.
Com a presença de comitiva encabeçada pelo diretor geral do DEN IT Luiz Antonio Pagot, e composta por mais de 150 pessoas entre eles o ex governador do estado do Mato Grosso, Blairo Maggi, presidente da Aprosoja Brasil, prefeitos de cidades do Mato Grosso, empresários de outros estados do Brasil, deputado federal Zé Geraldo (PA), deputado estadua...
17/03/2010 - Reportagem - Manifestantes desbloqueiam BR-163 em Castelo dos Sonhos
Bloqueada desde a última sexta-feira, dia 26, a BR-163, no distrito de Castelo dos Sonhos, Altamira, foi liberada na noite da última segunda-feira, 1º de março. Na pauta de reivindicação da manifestação estavam a liberação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Brasília; agilidade no processo de implantação do programa Luz Para Todos e da ...
07/02/2010 - Reportagem - A PREFEITA ODILEIDA SAMPAIO FALA DE SEU GOVERNO, E ESCLARECE SITUAÇÃO ATUAL DO MUNICÍPIO, E DIZ QUE FICA NO GARGO ATÉ O ÚLTIMO DIA.
Em uma entrevista exclusiva ao repórter Douglas Araujo a prefeita de Altamira ODILEIDA SAMPAIO fez um balanço de seu segundo mandato a frente do maior município do mundo.A prefeita esclareceu que depois de um ano e um mês de segundo mandato, com a crise mundial e o encolhimento dos repasses do governo federal a administração municipal não conseguiu...
06/08/2009 - Reportagem - EM DEFESA DA REDEFINIÇÃO DA FLONA DO JAMANXIN OPOSIÇÃO E SITUAÇÃO SE UNEM EM CASTELO DE SONHOS
Em um momento histórico para Castelo de Sonhos e toda a região de abrangência da BR 163, aconteceu no último dia 02 de agosto uma audiência pública com presença de 05 deputados federais, 02 deputados estaduais, 01 senador, prefeitas de Novo Progresso e Altamira e outros lugares do Brasil, vereadores da região e demais autoridades....
17/07/2009 - Reportagem - TRABALHADORES SÃO ALVEJADOS COM TIROS DE 12 NA FAZENDA TRIANGULO EM CASTELO DE SONHOS
Dois empreiteiros de roçadas ao passarem de moto pela frente da FAZENDA TRIANGULO de propriedade de EDINHO CARNEIRO no km 62 da Vicinal esperança IV. O ocorrido aconteceu no dia 16 de junho do corrente ano. Seguindo informações das vítimas, um por nome de Civaldo de Almeida da Conceição e outro chamado de Leonildo Costa Santos estavam se deslocando...
17/07/2009 - Reportagem - REPÓRTER DOUGLAS ARAÚJO, ENTREVISTA O PROCURADOR DA REPÚBLICA EM ALTAMIRA DRº RODRIGO TIMÓTEO DA COSTA E SILVA SOBRE CASTELO DE SONHOS.
Douglas Araújo: O senhor esteve em Castelo de Sonhos juntamente com a ação global. O senhor visitou vários órgãos, viu a deficiência que o povo tem. Qual foi a visão que trouxe daquele distrito?Procurador: Em virtude da distancia da sede do distrito, verificamos que há uma grande deficiência, principalmente no que tange a saúde e segurança pública....
14/07/2009 - Reportagem - Castelo de Sonhos em Ação: Uma Expedição de Cidadania
A Fundação Viver, Produzir e Preservar " FVPP coordenou no período de 19 a 21 de junho de 2009 uma expedição do Programa Balcão da Cidadania " "Castelo de Sonhos em Ação" " no Distrito de Castelo de Sonhos (a aproximadamente 1100 km da sede do município de Altamira). ...
18/06/2009 - Reportagem - Acusados pela morte de sindicalista são julgados
Acusados de assassinato do líder sindical Bartolomeu Moraes da Silva (Brasília), ocorrido em Castelo dos Sonhos município de Altamira, em 22 de julho de 2002, estão sendo submetidos a julgamento popular no Fórum da Capital. A sessão foi aberta às 8h da manhã no plenário desembargador Elzaman Bittencourt, pelo juiz presidente do 1º Tribunal do Júri ...
03/06/2009 - Reportagem - Seu Mané: Sucesso e fracasso no coração da Amazônia
Era começo da década de 70. O Brasil ainda comemorava o tri-campeonato mundial conquistado pela seleção e Mané Garrincha dava seus dribles últimos estonteantes nos gramados brasileiros. Na Amazônia, o governo militar rasgava a floresta abrindo uma estrada para levar homens para este pedaço esquecido do país. A nova fronteira atraiu a atenção de mil...
31/05/2009 - Reportagem - ONGs valorizam BR-163 como propaganda. Diz Pesquisador Americano
"ONGs como o Greenpeace valorizam mais a BR-163 como uma propaganda para o seu ponto de vista; poucos são os militantes ambientais que também lutam pelos direitos e a participação do colono, do pequeno produtor e do pobre". A declaração acima é do pesquisador norte-americano, Jeremy Campbell, da Universidade de Califórnia. Para o pesquisador, nem a...
29/05/2009 - Reportagem - EM ENTREVISTA AO REPÓRTER DOUGLAS ARAÚJO, SENADOR FLEXA RIBEIRO DIZ QUE ESTADO DO PARÁ NÃO TEM GOVERNO.
Em entrevista por telefone ao repórter Douglas Araújo no dia 26 de maio de 2009 o senador Flexa Ribeiro PSDB-PA falou sobre emancipação, assentamentos, falta de dinheiro aos municípios e outros e da incompetência administrativa da governadora Ana Júlia (PT). ...
14/05/2009 - Reportagem - TRAFICANTE É PRESO COM CRACK EM CASTELO DE SONHOS
Em mais uma operação bem sucedida da polícia militar no distrito sob a guarnição do CB PM SÁ foi preso mais um traficante de drogas em Castelo de Sonhos. O traficante FERNADO FERREIRA BRÁZ , vindo de Santarém, foi pego em flagrante na saída de Castelo de Sonhos para Novo Progresso. ...
09/05/2009 - Reportagem - VEREADOR DE CASTELO DE SONHOS EM DISCURSO NA CÂMARA PROMETE FAZER BADERNA
O vereador eleito em Castelo de Sonhos pelo PT nas últimas eleições municipais, em discurso na câmara dos vereadores no dia 07 de maio (quinta-feira) disse que o povo de Castelo de Sonhos deu um prazo até julho do corrente ano, e que se a prefeita não atender a comunidade dentro deste prazo os mesmos irão fechar a subprefeitura....
09/05/2009 - Reportagem - SUBPREFEITO DE CASTELO DE SONHOS FAZ VISTORIA SOBRE PDS BRASÍLIA
O subprefeito de Castelo de Sonhos CONSTANTE JAIR SEVERNINE, preocupado com a repercussão da matéria ASSENTADOS DO PDS BRASÍLIA SÃO MANTIDOS COMO ESCRAVO PELO GOVERNO divulgado em vários meios de comunicação na semana passada foi verificar inloco no dia oito deste mês para ver a procedência dos fatos....
05/05/2009 - Reportagem - ESCRAVIDÃO NO PDS BRASÍLIA EM CASTELO DE SONHOS
O que era para ser alternativa econômica para Castelo de Sonhos, é na verdade um projeto de assentamento sem validade. Centenas de famílias estão à mercê da sorte em regime de escravidão por falta de apoio governamental desde outubro de 2003 pelo simples fato de estar faltando licenciamento ambiental e por intervenção do ministério público. ...
02/05/2009 - Reportagem - SAÚDE SEM IMPORTANCIA EM CASTELO DE SONHOS
A saúde em Castelo de Sonhos é tratada pelas autoridades como se fosse um atendimento sem importância para a população. Desde dezembro passado, quando o médico que ainda tínhamos foi embora por falta de apoio do poder público o distrito vem sofrendo com a falta de atendimento médico e por falta de medicamentos no único posto de saúde que existe na ...
17/04/2009 - Reportagem - PROJETO DE LEI CONTRA NEPOTISMO EM ALTAMIRA ENTRARÁ NA PAUTA DA CAMARA
O vereador Rusever de Oliveira, apresentou na Tribuna da Camara Muncipal de Altamira, ante-projeto de Lei contra o NEPOTISMO, Que será debatido com a sociedade e depois irá a plenario para votação....
06/04/2009 - Reportagem - AÇÃO GLOBAL EM CASTELO DE SONHOS SERÁ EM JUNHO
O Vereador Rusever de Oliveira do PT de Altamira, informou a nossa reportagem que em razão das dificuldades de transportes,foi transferido para os dias 21 e 22 de junho a Ação Global em Castelo de Sonhos, que envolverá várias secretarias do estado e do município....



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu