| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1055      Atualização: 25/11/2018

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Altamira

  16/12/2014
  0 comentário(s)


INVESTIGAÇÕES NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU

O PROCURADOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO PARÁ NELSON PEREIRA MEDRADO DA UMA ENTREVISTA EXCLUSIVA AO PORTAL DO JORNAL AMATA, FALA SOBRE AS INVESTIGAÇÕES NO MUNICÍPIO DE VITORIA DO XINGU OESTE DO PARÁ E ATUAÇÃO DO NÚCLEO DE COMBATE A IMPROBIDADE E CORRUPÇÃO.

INVESTIGAÇÕES NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DO XINGU




"As Obras municipais realizadas foram todas elas direcionadas a pessoas ligadas ao Prefeito, Secretário Municipal ou seus Parentes." "O prefeito Vando vem conscientemente e dolosamente descumprindo as leis das licitações e se apropriando de verbas públicas e enriquecendo ilicitamente seu patrimônio".

Qual é função do Núcleo de Combate a Improbidade Administrativa do MPE o qual Vossa Excelência é coordenador?

Este Órgão Núcleo de Combate à Improbidade Administrativa ou Defesa da Improbidade, foi articulado pelo atual Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Pará Dr. Marcos Antônio Neves, órgão para da o apoio às promotorias do interior. Para Procurador, a influência do poder político estar associado ao "Poder do Crime e o Econômico". Os promotores do interior são isolados em suas comarcas, tem muitas dificuldade e combater estes tipos de "magro criminalidade". Com estes objetivos que foi pensando em criar órgãos como: GAEGO " Grupo Combate ao Crime Organizado e Núcleo de Combate a Improbidade e Corrupção, para auxiliar os promotores, quando haver uma ocorrência de Improbidade e Corrupção e envolva o poder econômico, poder político ou poder criminoso, promotor de justiça de sua comarca solicita apoio destes núcleos, que estes atuaram em conjunto junto com o promotor, para investiga os crimes, identificar os autores tomar as medidas necessárias para coibir.

Quando começou as investigação no município de Vitório o Xingu e o porquê ?

O Ministério Público tem recebido ocorrências de irregularidades do município de Vitória do Xingu atos ilícito. A Controladoria Geral da União " CGU lhe procurou lhe informado que o município não estava utilizando determinados tipos de verbas federais e com isso dinheiro "voltava" aos cofres federais. O objetivo do prefeito Vando, com essa manobra era não ser investigado pelos órgãos federais que tem melhores mecanismos de fiscalização.



Como estar hoje o processo da denúncia da Fraude do ISS do Município?
Para este processo foi determinado dois procuradores do Ministério Público, que foi eu Nelson Medrado e Dra. Candida Ribeiro, nós realizações as investigações e final oferecemos denúncia criminal ao Tribunal de Justiça do Pará e além desta decisão requeremos outras medidas neste processo que estar com desembargador relator.

O Ministério da Saúde através da Auditória da DENASUS realizou uma auditória na Secretária Municipal de Saúde e foi descoberto uma grade o secretário que estar frente da pasta Murilo, no que consta o relatório a secretária pagou procedimentos acima do valor da tabela nacional mas 1.000% (MIL) o que senhor acha?

Isso é crime conforme Art. 201 e atos de improbidade administrativa. Mas dependo do caso temos ver de quem é competência para investiga ser do MPE ou do MPF neste caso em principio é atribuição do Ministério Público Federal então a competência é da Policia Federal. Veja quando a verba do município foi mal usada e aplicada e a verba é federal a competência para investigar é do MPF. Mas por outro lado ser verba for do fundo de participações dos municípios " FPM ou verbas incorporadas ao município, à competência é do Ministério Público Estadual.

Para o Ministério Público Estadual, já tem convicção que as obras realizadas no município elas foram direcionadas para secretário e parentes?

O Ministério Público, não tem nenhuma dúvida sobre atos de improbidade e ilícito criminal, eles têm entre é: "conluio entre o prefeito Vando e o secretário municipal que é dono de uma empresa, o irmão que também dono de outra empresa, eles ganham e dirigi todas as licitações entre ele eles". O próprio Ministério Público até duvida que estas obras foram realmente feitas, e se foram feita foi de maneira superfaturadas, esta é linha uma das linhas investigações que o Ministério Público trabalha ressalta o Procurador. E digo que "houve crime, a um conluio, uma falta desrespeito às leis de licitações, as licitações foram direcionadas as pessoas liga ao prefeito e ao secretário municipal."

O senhor estar trabalhando em conjunto com o Promotor de Justiça Dr. Gustavo nos processos sobre fraudes nas licitações. Recentemente foi solicitado e deferido pela justiça o mandato de busca e apreensão para a casa do prefeito Vando e também na prefeitura. O objetivo foi alcançado na casa do prefeito o que se buscava?

Não conseguimos encontra o que nós estávamos buscando, mas interceptamos varias coisas e a nossa equipe conseguir detectar que o prefeito tem várias propriedades e seu patrimônio vem aumentado avassaladoramente. Conseguimos prender dinheiro que foi depositado em uma conta judicial. Maioria das documentações e licitações com indícios de fraudes em licitações foi apreendida prefeitura, a equipe analisou e ser verificou que existia indícios de fraudes nestes processos licitatórios.

Procurador a Controladora Geral da União, realizou fiscalização no município na gestão do prefeito Vando quase um ano a frente do executivo municipal, após o afastamento prefeito anterior foi descoberto um rombo de quase 1 milhão de reais. Além disso, o prefeito também foi condenado pela Justiça Estadual Altamira, por ter falsificado assinaturas dos vereadores para receber o valor das diárias dos parlamentares no valor de R$ 800,00 (oitocentos) reais o que acha disto?
Essas atitudes só vêm confirmar reiteração de atos ilícitos que Prefeito pratica e o Ministério Público vem investigando. Isso não é descaso administrativo ou desleixo com coisa pública, mas sim uma situação que prefeito, faz: "o letivamente, conscientemente e dolosamente vem descumprindo a legislação das licitações e ser apropriando de verbas públicas".

Procurador tem ser visto que a Câmara Municipal não abriu nenhuma linha de investigação para apurar estes crimes os vereadores não deveria investigar o executivo?
Uma das funções do vereador é fiscalizar o executivo municipal no caso Erivando Amaral. Veja que recentemente a mídia tem mostrado a nível nacional, a tentativa da compra de mensalinhos ou mensalões para compra o legislativo. Nesta situação para eles os parlamentares não exerçam a sua função de fiscalização. Deixando para os Tribunais Contas e Controladoria e Ministério Público responsável por esta fiscalização. E já existir procedimentos em andamento de investigação para apurar a denúncia onde os 9 (noves) vereadores são acusados de receber mensalinho. Ressalta que os municípios, devem criar o portal da transparência, ai a sociedade e imprensa e os vereadores possam fiscalizar melhor os atos do executivo. Pois com este mecanismo sabe onde o prefeito gastou e com que se gastou o dinheiro do município.




  Mais notícias da seção Reportagem no caderno Altamira
25/11/2018 - Reportagem - Ataques de onça matam 2 índios no Xingu
Suspeita é a de que os ataques estejam sendo feitos pelo mesmo animal já que as 2 vítimas fatais vivem em aldeias próximas, algo em torno de 15 km...
04/11/2018 - Reportagem - Júri espanhol considera jovem brasileiro culpado por assassinato de quatro familiares
Homicida, de 21 anos, confessou ter cometido a chacina em 2016; crime chocou a Espanha...
31/10/2018 - Reportagem - Hospital Regional de Altamira promove palestra sobre câncer de mama na Infraero  
Os funcionários do aeroporto de Altamira, pertencente à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), participaram da palestra "O câncer de mama e assuntos inerentes à Saúde da Mulher", conduzida por profissionais da área da saúde do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT...
30/10/2018 - Reportagem - Governo convida Ministério Público e TCE para acompanharem transição
O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Jr., e o auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, convidaram o Ministério Público do Pará e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participarem da Comissão de Transição entre o governo atual e o que tomará posse no dia 1º de janeiro....
30/10/2018 - Reportagem - Governo convida Ministério Público e TCE para acompanharem transição
O procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Jr., e o auditor-geral do Estado, Roberto Amoras, convidaram o Ministério Público do Pará e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para participarem da Comissão de Transição entre o governo atual e o que tomará posse no dia 1º de janeiro....
30/10/2018 - Reportagem - Estado reforça ao governo federal pedidos de investimento em segurança pública
No início da tarde desta terça-feira (30), o governador Simão Jatene manteve contato telefônico com o ministro extraordinário de Segurança Pública, Raul Julgmann, retomando os termos do ofício entregue pessoalmente, em meados de maio passado,...
30/10/2018 - Reportagem - Estado reforça ao governo federal pedidos de investimento em segurança pública
No início da tarde desta terça-feira (30), o governador Simão Jatene manteve contato telefônico com o ministro extraordinário de Segurança Pública, Raul Julgmann, retomando os termos do ofício entregue pessoalmente, em meados de maio passado,...
25/09/2018 - Reportagem - Projeto da Ferrovia Paraense avança após nova reunião com gigante chinesa
O projeto da Ferrovia Paraense foi tema de uma reunião, na manhã desta quarta-feira (4), entre a China Railways Corporation (CREC 10) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A empresa chinesa há quatro meses está debruçada nos estudos de engenharia...
14/09/2018 - Reportagem - Em Altamira, homem é preso por estuprar a própria filha de doze anos
Moradores da zona rural, tia da vítima levou a criança escondida para a cidade e denunciou caso ao Conselho Tutelar...
14/09/2018 - Reportagem - TRE pede segurança para 60 municípios do Pará
Sessenta municípios paraenses deverão receber reforços de tropas federais nas eleições gerais deste ano....
28/03/2018 - Reportagem - Líder comunitário, Padre Amaro Lopes é preso em Anapu
A detenção foi na manhã desta terça (27), na cidade de Anapu, no sudoeste Paraense, o padre Amaro Lopes estava em um veículo seguindo para um ponto de ônibus quando foi abordado pela polícia, levado até a casa onde mora e lá uma busca e apreensão foi realizada. Vários documentos foram recolhidos pe...
17/03/2018 - Reportagem - CARTEIRA DE MOTORISTA
Mudança na lei: motoristas terão de fazer curso e prova teórica para renovar a CNH.Obrigatoriedade passa a valer a partir de junho deste ano e pode ser feita de forma presencial ou a distância....
25/02/2018 - Reportagem - Ex-prefeitos ligados ao Consórcio Belo Monte sãos denunciados ao Ministério Público Estadual por Improbidade Administrativa
O rombo envolvendo os 12 ex-prefeitos somaria a bagatela de 10.320,000.00 (Dez milhões e trezentos e vinte mil reais).Uma ação de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, contra 12 ex-prefeitos que faziam parte do Consórcio Belo Monte com sede em Altamira, foi encaminhada ao Ministério Público Estadual.Contra ...
04/10/2017 - Reportagem - PF deflagra Operação Anhangá Arará
Altamira/PA -  A Polícia Federal, deflagrou na manhã de hoje (04), nas cidades de Uruará/PA, Placas/PA, Rurópolis/PA, Santarém/PA, Castelo dos Sonhos-Altamira/PA, Porto União/SC, Curitiba/PR, União da Vitória/PR, ...
06/09/2017 - Reportagem - PDRSX reúne para homologar Edital 2 - 2017
A Coordenação Geral do PDRSXINGU , aprovou o edital de Projetos 2/2007, para acessar site: http://www.pdrsxingu.org.br/docs/Edital2-2017/edital_selecao_n_2_2017__.pdf...
22/03/2017 - Reportagem - Desembargadora anulou decisão do juiz da comarca de Altamira, no Pará
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), através da desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, determinou nesta terça-feira (21) que a empresa mineradora Belo Sun está proibida de iniciar a exploração do Projeto Volta Grande do Xingu, localizado no município de Senador José Porfírio, no sudeste do Pará, até enquanto não houver a regular r...
18/03/2017 - Reportagem - Xingu Conectado tem reunião para prestação de contas em Brasília
O projeto Xingu Conectado, que garante acesso à internet em seis municípios paraenses, com a implantação da rede de fibra óptica, foi tema de reunião nesta quarta-feira (15) no Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, em Brasília. Na ocasião a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa) apresentou balanço sobre o tr...
20/02/2017 - Reportagem - Domingos Juvenil é condenado a prisão por crime de peculato
Prefeito de Altamira e ex-presidente da Alepa foi condenado nesta segunda.Ele, servidora e médica são acusados de desvio de dinheiro público....
06/02/2017 - Reportagem - Carne sustentável produzida em São Felix do Xingu (PA) é vendida em lojas do Walmart
A carne sustentável vendida em algumas lojas do Walmart é produzida no Pará pela Marfrig, em parceira com a ONG "The Nature Conservancy"....
30/01/2017 - Reportagem - Trânsito de Altamira é o 2° mais violento do Estado
Entre 2003 e 2014, o Pará teve um aumento de 200% no número de óbitos em acidentes de trânsito. É o que aponta a terceira edição do "Retrato da Segurança Viária", desenvolvido pela Ambev em parceria com a consultoria Falconi. O estudo faz um cruzamento dos dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Instituto Brasileiro de Geografia e Es...
14/10/2016 - Reportagem - Mais um socioambientalista é assassinado na Amazônia
Responsável por área ambiental da prefeitura de Altamira (PA), cidade mais afetada pela hidrelétrica de Belo Monte, foi alvejado por dois homens, ontem...
13/10/2016 - Reportagem - Ministério público federal aciona justiça sobre saneamento em Altamira
O sistema de saneamento básico de Altamira , no sudoeste do Pará, construído pela Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica de Belo Monte, ainda não está funcionando. O MPF entrou com ação na justiça para resolver a situação e evitar futuros problemas....
01/07/2016 - Reportagem - JUSTIÇA FEDERAL CONDENA DOMINGOS JUVENIL
Prefeito de Altamira estava sendo investigado na "Máfia das Sanguessugas". O juiz Claudio Henrique Fonseca de Pina, da Subseção Judiciária Federal de Altamira, condenou o prefeito de Altamira, Domingos Juvenil, do PMDB, ao pagamento de multa e a 7 anos de inelegibilidade, no processo de fraudes em licitações conhecido como "máfia das sanguessugas. ...
31/05/2016 - Reportagem - Altamira arrecadou R$ 111,7 milhões em impostos com Belo Monte
Foto: Betto SilvaAltamira é uma das cidades que mais se beneficiaram com os impostos gerados pela construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte, na região do Xingu, no Pará. Do total de R$ 885,9 milhões pagos, entre 2011 e abril de 2016, R$ 111,7 milhões entraram nos cofres do município. Os tributos foram recolhidos pela Norte Energia, responsável pe...
24/05/2016 - Reportagem - POLICIA FEDERAL MAIS UMA VEZ NA SECRETRIA DE EDUCAÇÃO DE VITORIA DO XINGU
A POLICIA FEDERAL DE ALTAMIRA, REALIZA NESSA MANHÃ DE TERÇA FEIRA, INTENSA BUSCA E APREENÇÃO DE DOCUMENTOS NA SECRETARIA MUNICIPAL DE ED8UCAÇÃO DE VITOTRIA DO XINGU OUTRAS SECRETARIAS TAMBÉM ESTÃO SENDO INVESTIGADAS....
19/05/2016 - Reportagem - EM VITORIA DO XINGU POPULAÇÃO FECHA ENTRADA DA CIDADE EM PROTESTO
Na manhã dessa quinta feira, a população de Vitoria do Xingu, revoltada com o descaso dos vereadores e Prefeito. Fecham a principal entrada da cidade em manifestação....
24/04/2016 - Reportagem - Garimpo de ouro ao lado de Belo Monte tem licença adiada
Depois de marcar uma cerimônia para anunciar a instalação de um garimpo gigantesco bem ao lado da barragem da hidrelétrica de Belo Monte, a Secretaria de Meio Ambiente do Pará decidiu voltar atrás e adiar o anúncio....
06/04/2016 - Reportagem - MPF/PA: homologação da Terra Cachoeira Seca é dívida histórica do Brasil com índios do Xingu
O decreto presidencial publicado hoje do DOU era uma das obrigações governamentais que condicionaram a viabilidade de Belo Monte em 2010.O governo brasileiro encerrou hoje uma espera de 30 anos com a publicação, no Diário Oficial da União, da homologação da Terra Indígena Cachoeira Seca, dos índios Arara, no médio curso do rio Xingu, entre os munic...
03/03/2016 - Reportagem - "Cidades Digitais" quer ampliar acesso à internet em municípios do Pará
"Cidades Digitais" quer ampliar acesso à internet em municípios do ParáSecretário do Ministério das Comunicações assina acordo em Belém. Municípios se candidataram por meio de uma chamada pública....
25/02/2016 - Reportagem - DESAFIO DO MINISTÉRIO PUBLICO DO PARA
SER NÃO FOR "ESTANCADO AS IRREGULARIDADES DE VITÓRIA DO XINGU" CHEGARÁ AO PONTO QUE O ÓRGÃO MPPA INVIABILIZARÁ O SEU FUNCIONAMENTOCoordenador do Núcleo de Combate a Corrupção e Improbidade Administrativa do Ministério Público do Pará Nelson Medrado, na segunda parte da entrevista ao Portal do Jornal Amata deixa uma mensagem a sociedade do município...



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
1055 Notícias