| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

JORNAL AMATA
Desde: 13/06/2001      Publicadas: 1037      Atualização: 20/06/2018

Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu


 Altamira

  27/10/2010
  0 comentário(s)


Carta do Movimento Xingu Vivo a Dilma e Serra pede posicionamento claro sobre Belo Monte

O Movimento Xingu Vivo para Sempre (MXVPS) enviou aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff documento com a lista dos problemas do projeto da hidrelétrica de Belo Monte e solicitou que ambos explicitem seus planos e opiniões sobre o empreendimento. O documento foi encaminhado nesta terça-feira, 26.

Carta do Movimento Xingu Vivo a Dilma e Serra pede posicionamento claro sobre Belo Monte




O MXVPS é um coalizão de mais de 250 organizações e movimentos sociais que se opõem à construção de Belo Monte. A usina tem sido um dos temas ambientais de maior destaque no segundo turno, e foi incluída pela candidata do PV, Marina Silva, entre os pontos programáticos apresentados ao PT e ao PSDB. Apesar disso, os movimentos sociais e indígenas do Xingu consideraram esquivos os posicionamentos de Dilma e Serra, principalmente diante dos problemas e pendências sociais, ambientais e judiciárias que o cercam.

O documento chama de mentirosa a afirmação de que o projeto da usina foi amplamente discutido com a população e critica a concessão de licença prévia já concedida em fevereiro, em desacordo com as recomendações dos técnicos do Ibama , e o pedido de uma nova licença, para instalação do canteiro de obras, que está análise no órgão em Brasília. O documento destaca ainda o não cumprimento das exigências prévias.

"Até outubro deste ano, das 40 condicionantes da Licença Prévia , nove não foram realizadas, duas foram realizadas parcialmente e sobre as demais não há informações. Das 26 exigências da Funai incluídas nas condicionantes da LP, que prevêem ações como demarcação de Terras Indígenas e retirada de não índios das áreas demarcadas, entre outros, 14 não foram realizadas, duas foram realizadas parcialmente e uma foi publicada. Sobre as demais não há informações", afirma a carta aos candidatos.

Leia no box abaixo a íntegra do documento.

A carta aos candidatos José Serra e Dilma Rousseff

Altamira, 26 de outubro de 2010

Car@ candidat@:

Na corrida eleitoral deste ano de 2010, vimos como extremamente salutar os resultados das urnas no primeiro turno: o povo brasileiro quer discutir melhor os projetos de governo e o seu futuro nos próximos quatro anos, e está cobrando dos candidatos presidenciais que evidenciem seus posicionamentos referentes a várias questões.

Entre os temas que têm ocupado maior espaço no debate nacional, sem dúvida está a questão socioambiental. E, com destaque especial, o polêmico projeto de construção da mega-hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no Estado do Pará.

O Movimento Xingu Vivo para Sempre reúne mais de 250 organizações da região de Altamira e do estado do Pará, representando milhares de agricultores, ribeirinhos, indígenas e moradores urbanos ameaçados pela hidrelétrica de Belo Monte. Também inclui entre seus membros alguns dos mais respeitados especialistas em energia e meio ambiente do país (acadêmicos, cientistas e ONGs que acompanham os planos para a construção de hidrelétricas no Xingu desde a década de 1980). Trata-se do fórum da sociedade civil que maior autoridade tem para falar dos riscos e impactos negativos que o empreendimento teria sobre o rio e seus moradores.

Imbuídos desta legitimidade, declaramos ser mentirosa a afirmação de que o projeto de Belo Monte foi amplamente discutido com a população brasileira e, em especial, com os povos do Xingu. Nenhum argumento contrário à obra, apresentado pelas lideranças sociais e indígenas e por especialistas acadêmicos, foi levado em conta pelo governo; audiências públicas ou foram ignoradas, como as de Brasília, ou, no Pará, foram uma farsa, contestada por Ação Civil Pública do Ministério Público Federal; previstas pela Constituição, as oitivas indígenas nunca foram realizadas, ferindo não apenas a Carta Magna, mas convenções internacionais, como a Resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Farsa também foi o licenciamento da hidrelétrica, que, apesar de recomendação contrária da equipe técnica do Ibama, teve a Licença Prévia concedida em fevereiro passado sob forte pressão política, que levou à demissão do diretor de licenciamento do órgão. Até outubro deste ano, das 40 condicionantes da Licença Prévia , nove não foram realizadas, duas foram realizadas parcialmente e sobre as demais não há informações. Das 26 exigências da Funai incluídas nas condicionantes da LP, que prevêem ações como demarcação de Terras Indígenas e retirada de não índios das áreas demarcadas, entre outros, 14 não foram realizadas, duas foram realizadas parcialmente e uma foi publicada. Sobre as demais não há informações. Apesar disso, e contrariando a lei, o Ibama já mencionou a liberação de uma "licença de instalação provisória", inexistente na legislação ambiental brasileira, que daria ao Consórcio Norte Energia o direito de iniciar as obras ainda em 2010.

Até o presente momento, o processo de planejamento e licenciamento de Belo Monte descumpriu tanto as normas legais quanto outras responsabilidades do empreendedor, o que não deixa dúvidas de que novas "promessas" de cumprimento da lei ou de mitigações nada valem. Por uma simples razão: Belo Monte seria um desastre social, econômico e ambiental sem possibilidade de "consertos".

Por que construir, a um custo que pode chegar a R$ 30 bilhões, com recursos públicos que sairão do bolso dos contribuintes, uma usina que só produzirá uma média de 39% de sua capacidade instalada? O que justifica destruir a vida de mais de 40 mil ribeirinhos, pequenos agricultores e indígenas, sob um falso pretexto de que nossas vidas são o preço pago pelo desenvolvimento do país? Que desenvolvimento é esse que quer exportar energia e minérios, gerando pouco emprego e deixando destruição? Por acaso somos menos cidadãos, merecemos menos respeito, do que os brasileiros das grandes cidades e donos de grandes empresas eletro-intensivos apenas porque, longe dos holofotes da mídia, vivemos no rio, do rio e do que nos dão as nossas matas?

Lhe escrevemos tudo isso porque gostaríamos que nos dissesse de forma clara e sem rodeios como tratará a questão de Belo Monte, e quais os argumentos que usará para justificar a sua posição.

Lhe afirmamos, no entanto, por tudo que nos é mais caro, pela responsabilidade que temos pela vida do Xingu e de nossas futuras gerações, pela consciência que temos de nosso valor, de nossa dignidade e de nossa cidadania, que continuaremos a lutar por justiça e por um modelo de desenvolvimento que real mente nos inclua e nos atenda, hoje e sempre.

Atenciosamente,

Antônia Melo
Coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre




  Mais notícias da seção Complexo de Belo Monte no caderno Altamira
16/05/2017 - Complexo de Belo Monte - Belo Monte precisará parar se decisão contra usina não for derrubada, diz Aneel
A hidrelétrica de Belo Monte precisará suspender a operação comercial de todas suas unidades geradoras atualmente em funcionamento e ainda ficará impedida de ligar novas máquinas, caso não seja derrubada uma decisão da Corte Especial do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que suspendeu no início...
20/03/2016 - Complexo de Belo Monte - Belo Monte vira realidade, mas caos na cidade da usina está longe do fim
A chegada de Belo Monte a Altamira (PA) era para ter revolucionado a cidade, segundo o discurso do governo e dos empreendedores.As vésperas do acionamento da primeira turbina da usina, o caos no dia a dia da região, inclusive no rio Xingu, está longe de acabar.Por causa do impacto socioambiental causado pela obra, um gigante de concreto erguido na ...
28/03/2014 - Complexo de Belo Monte - NORTE ENERGIA ENTREGARÁ CAMINHÃO PARA PORTO DE MOZ
Um caminhão compactador de lixo, será entregue pela Norte Energia à comunidade de Porto de Moz....
07/02/2014 - Complexo de Belo Monte - Furnas, Eletronorte e State Grid vencem leilão de transmissão de Belo Monte
SÃO PAULO - Com um deságio de 38%, o consórcio IE Belo Monte, formado pela chinesa State Grid (51% de participação) e pelas brasileiras Eletronorte (24,5%) e Furnas (24,5%), controladas pela Eletrobras, foi o vencedor do leilão da linha de transmissão de Belo Monte, realizado na manhã desta sexta-feira, 7, pela Agência Nacional de Energia Elétrica ...
22/03/2013 - Complexo de Belo Monte - MOVIMENTO XINGU VIVO FAZ DENUNCIAS AO PDRSX
O coordenador do PDRSx, Johaness Hec recebeu um grupo de representantes da sociedade civil que solicitaram espaço para expor suas reivindicações. Antonia Melo do Movimento Xingu Vivo, usou da palavra lembrando do não cumprimento das condicionantes de Belo Monte...
16/02/2013 - Complexo de Belo Monte - Belo Monte parou!
Obras em Belo Monte estão paradas, a Empresa Norte Energia foi notificada da decisão da justiça e os canteiros de Obras pararam na Volta Grande do Xingu. Agora a tarde vários ônibus que prestam serviço para o consórcio Construtor Belo Monte estão em deslocamento pela transamazônica, eles devem fazer o trasporte de 90% dos funcionários da obra que c...
14/02/2013 - Complexo de Belo Monte - Falta de cumprimento em acordo com índios, faz justiça multar Norte Energia.
A Justiça Federal atendeu pedido do Ministério Público Federal e multou a Norte Energia S.A em meio milhão de reais por dia se a empresa não comprovar que cumpriu o acordo celebrado com indígenas em outubro de 2012. O acordo previa a desocupação dos canteiros de obras de Belo Monte pelos índios e uma série de medidas da empresa para atenuar os dano...
14/02/2013 - Complexo de Belo Monte - Polícia encontra "escravas sexuais" que atendiam trabalhadores de Belo Monte
A Polícia Civil de Altamira (PA) encontrou 14 mulheres e uma travesti em situação de escravidão e cárcere privado em um prostíbulo localizado em área limítrofe de um dos canteiros de obras da hidrelétrica de Belo Monte. A operação foi realizada na noite desta quarta (13), após denúncia de uma garota de 16 anos, que conseguiu fugir. A matéria é de V...
27/11/2012 - Complexo de Belo Monte - BNDES aprova financiamento de R$ 22,5 bilhões para Belo Monte
" Parcela destinada a ações socioambientais, de R$ 3,2 bilhões, é a maior já aprovada pelo Banco A diretoria do BNDES aprovou financiamento de R$ 22,5 bilhões para a Norte Energia S/A. Os recursos serão destinados à construção da Hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu (PA), com 11.233 MW de capacidade instalada....
11/11/2012 - Complexo de Belo Monte - Canteiros de obra de Belo Monte são incendiados e destruídos
Os canteiros de obra Belo Monte e Pimental, os dois mais importantes da hidrelétrica, foram palco de revolta de operários nesta sexta (9) e sábado (10) em função de problemas trabalhistas e desacordos com a proposta de aumento salarial apresentado pelo Consórcio Construtor Belo Monte (CCBM)....
07/09/2012 - Complexo de Belo Monte - MPF recorre para que o Supremo paralise novamente obras de Belo Monte
O Ministério Público Federal entrou, nesta terça, 4, com recurso no Supremo Tribunal Federal para que seja paralisada a construção da hidrelétrica de Belo Monte até que sejam realizadas as consultas aos indígenas afetados pela usina. As obras foram autorizadas a continuar na semana passada por uma liminar do presidente do STF, Carlos Ayres Britto, ...
23/08/2012 - Complexo de Belo Monte - Norte Energia paralisa obras na usina Belo Monte
- A Norte Energia, empresa responsável pela hidrelétrica Belo Monte, foi notificada da decisão da Justiça que determinou a parada das obras da usina e suspendeu as atividades no local, informou a assessoria de imprensa da empresa nesta quinta-feira.A empresa ainda informou em nota que "está adotando todas as medidas cabíveis para reverter aquela de...
20/08/2012 - Complexo de Belo Monte - Belo Monte será "batalha constante", diz presidente da Norte Energia
Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou paralisação das obras e o empreendimento enfrenta mais de uma dezena de ações judiciais contra a instalação das turbinas ...
17/07/2012 - Complexo de Belo Monte - Jornalistas em Belo Monte
O editor do Jornal amata, Luiz Antonio e o editor do site castelodesonhos.com.br Carlos Evandro, fizeram visita e comprovaram a melhoria na alimentação dos trabalhadores....
15/07/2012 - Complexo de Belo Monte - PÁTIO DO GÓES - Hospedagem gratuita!!!
Com o início da construção da Hidrelétrica de Belo Monte e a oportunidade de emprego, vem atraindo várias pessoas, principalmente do nordeste que chegam a Altamira, na ilusão em busca de melhor oportunidade de vida e de trabalho, mas sem dinheiro, acabam se hospedando no Pátio do Góes....
28/09/2011 - Complexo de Belo Monte - Prefeitura de Altamira pede suspensão de Belo Monte
A Prefeitura de Altamira produziu um documento endereçado à Presidência da República solicitando a suspensão da licença de instalação do canteiro de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, por conta do não cumprimento das medidas mitigatórias emergenciais que ficaram acordadas para a concessão da licença pelo Ibama. O município é base p...
25/03/2011 - Complexo de Belo Monte - Membros da Defensoria Pública no GT Belo Monte debatem atuação em Altamira
Os membros do Grupo de Trabalho de Belo Monte da Defensoria Pública do Estado do Pará estiveram reunidos na nova Regional de Altamira, inaugurada no último dia 17 de março, com o objetivo de propor ações e debater questões ligadas ao projeto de aproveitamento hidrelétrico da Usina de Belo Monte, localizada no município, no oeste do Estado....
14/03/2011 - Complexo de Belo Monte - Pescadores fazem manifestação contra construção de Belo Monte
Hoje (14), Dia Internacional de Luta contra as Barragens, mais de 200 pescadores de Altamira, Vitória do Xingu, Belo Monte, Senador José Porfírio e Porto de Moz, no Pará, fazem manifestação contra a construção da Usina de Belo Monte....
11/03/2011 - Complexo de Belo Monte - Grande pescaria em defesa do rio Xingu, contra Belo Monte
Evento visa denunciar as ameaças que pensam sobre os povos do Xingu com a construção de Belo Monte, bem como tornar público o desrespeito às leis e aos direitos humanos. ...
06/03/2011 - Complexo de Belo Monte - Cursos vão capacitar moradores de Altamira para trabalhar na Usina de Belo Monte
Moradores da cidade e das localidades vizinhas terão prioridade para a capacitação e também na contratação para trabalhar no empreendimento...
28/08/2010 - Complexo de Belo Monte - Não desistimos de barrar Belo Monte', diz procurador sobre usina
Nesta quinta (26), Lula assinou contrato de concessão da hidrelétrica.Procurador do Pará diz que não descarta novas ações contra o governo....
13/11/2009 - Complexo de Belo Monte - Derrubada liminar contra licenciamento de Belo Monte
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) conseguiu derrubar na noite desta quarta-feira, no Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, com sede em Brasília, a liminar que suspendia o processo de licenciamento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA). A liminar havia sido concedida na terça-...
11/11/2009 - Complexo de Belo Monte - Justiça suspende licenciamento da hidrelétrica de Belo Monte
A Justiça Federal em Altamira (PA) determinou a suspensão do licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, até a realização de novas audiências públicas para ouvir as comunidades que serão atingidas pela obra. A ordem atende pedido do Ministério Público Federal (MPF). ...
14/09/2009 - Complexo de Belo Monte - MINISTÉRIO PUBLICO SOLICITA NOVAS AUDIENCIAS
O Ministério Público Federal (MPF) já solicitou novas audiências públicas entre outubro de 2009 e fevereiro de 2010, de forma a incluir mais regiões que serão atingidas pela megausina do Rio Xingu. A primeira audiência foi realizada nesta quinta-feira (10/9), na cidade de Brasil Novo, e há audiências marcadas nos dias 12, 13 e 15 de setembro, nas c...
13/09/2009 - Complexo de Belo Monte - GINÁSIO DA BRASILIA É PALCO DE BELO MONTE
Tudo pronto para a realização nesta tarde de domingo no Ginásio Poliesportivo do Bairro Brasília em Altamira, para a audiência pública sobre o EIA-RIMA do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte. Mais de 3 mil pessoas são esperadas para ouvir do IBAMA e da Eletrobrás o estudo e impacto ambiental realizado pelas empreiteiras interessadas na obra....



Capa |  Altamira  |  AMATA ASSOCIE-SE  |  Castelo de Sonhos  |  Desmatamento na Amazônia  |  ECOLOGIA  |  Educação Ambiental  |  ESPORTES  |  Hidrelétrica de Belo Monte  |  HIDRELÉTRICA DO TAPAJÓS  |  Opinião  |  Política  |  Poluição  |  SAUDE  |  Transamazônica  |  Turismo no Xingu
Busca em

  
1037 Notícias